Filme com Matheus Nachtergaele mostra outra face do sertão

O longa-metragem dirigido por Marcos Carvalho e Wagner Miranda mostra a essência da caatinga

O sertão já inspirou romancistas, autores de novela, roteiristas, diretores e atores. É um lugar de riqueza singular e por isso é sempre presente como cenário de belas histórias e fotografias. Dessa vez, o cineasta Marcos Carvalho está trabalhando nas gravações do filme ?Na quadrada das águas perdidas?, com o ator Matheus Nachtergaele como protagonista, fazendo um caatingueiro.

O longa-metragem tem como proposta revelar a caatinga sob uma nova ótica. ?Alguém precisa dizer que a caatinga não é uma maldição, um castigo?, diz Marcos.

Como um lugar repleto de manifestações culturais, a música cantada no Nordeste é reconhecida pela riqueza poética e rítmica. Dessa forma, a trilha sonora de ?Na quadrada das águas perdidas? tem músicas de Geraldo Azevedo, Elomar e Matingueiros. ?Este filme dirijo junto com Wagner Miranda, líder do Grupo Matingueiros, autor da ideia deste projeto, o Wagner me convidou para juntos roteirizar, produzir e dirigir o filme?, conta.

A primeira fase de produção do filme foi realizado com recursos próprios e expressivo apoio logístico do Exercito Brasileiro, através do Comando Militar do Nordeste (CMNE), do 72 BIMtz especializado no bioma caatinga e do Parque dos Falcoes. ?Filmamos nas cidades de Petrolina, Juazeiro, Campo Formoso, Sobradinho, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, entre os estados de Pernambuco e Bahia?, comenta.

Marcos diz que o projeto foi aprovado no edital da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). ?Conseguimos recursos para finalização da (obra em película cinematográfica bitola 35mm) para distribuição em festivais internacionais e nacionais, bem como em salas de cinema do circuito comercial.

O filme, segundo Marcos Carvalho, ainda não foi finalizado. ?O lançamento está previsto para o ano de 2011?, diz, declarando que o ator Matheus Nachtergaele foi brilhante. ?Na verdade aprendemos muito com ele, que além do talento indiscutível, é uma pessoa comprometida com a cultura cinematográfica. Matheus chegou a nos emprestar dinheiro durante a produção, seu cachê teve uma negociação especial. Ele é nosso sócio neste trabalho, possui 10% dos direitos desta obra?, explica.

Atualmente, Marcos Carvalho está trabalhando em outros longas e cita ?Na asa do vento?, com participação de Chico Buarque, Gilberto Gil, Fagner, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Caetano Veloso e Alceu Valença. A direção e roteiro do projeto iniciado em 2005 é feito junto com Tairone Feitosa, que é autor de clássicos como "O homem da capa preta", ?Luzia Homem?, ?Ele, o boto?. ?Além deste projeto, desenvolvo junto com Tairone um longa sobre o rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento?, declara.

Fonte: Isabel Cardoso, Jornal Meio Norte