Folguedos 2010 vão receber grupo folclórico do Japão

Neste ano, o evento recebeu a visita de representantes japoneses

O 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí recebeu as visitas do Secretário Geral da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileria, Gota Tsutsumieda, professora Especialista em Língua Japonesa Hiroko Nakase que foi enviada há dois anos ao Brasil pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Eles vieram prestigiar o evento que une toda a diversidade brasileira e conversaram com a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, para que no próximo ano um grupo que represente a cultura japonesa possa se apresentar no Folguedos do Piauí.

O secretário e a professora estavam acompanhados do senhor Seiji Nakayama e do jornalista Helder Freitas, o objetivo principal da visita dos japoneses é dar apoio institucional e técnico para o início do Curso de Japonês em Teresina, que vai ter a chancela da JICA.

O curso já é fruto do trabalho do Centro Piauiense da Cultura Japonesa (CPCJ), em fase de criação desde o dia 15 de março deste ano. A instituição reúne japoneses que vivem no Piauí e seus descendentes, bem como ex-bolsistas de cursos realizados no Japão e pessoas interessadas na cultura japonesa. Proporcionalmente ao número de habitantes, o Piauí é o estado brasileiro que mais enviou estudantes ao Japão, ao todo 128 piauienses foram estudar no país.

A vinda de grupos culturais japoneses para se apresentarem no Encontro Nacional de Folguedos já vem sendo articulada há algum tempo pela Fundação Cultural do Piauí, que recebeu em março a visita do cônsul geral japonês, Akira Kusunoki que prometeu viabilizar a vinda de grupos diretamente do Japão para se apresentarem no Encontro Nacional de Folguedos.

Fonte: Fundac