SEÇÕES

Homem consegue reunir a família e amigos antes de eutanásia

Os médicos haviam lhe dado poucos dias de vida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

J. Mutchler estava sofrendo com um câncer no pâncreas em estado terminal. Quando sua condição piorou, os médicos lhe deram apenas algumas semanas de vida. No entanto, como estava em constante dor, abaixo do peso e frequentemente vomitando, resolveu optar pelo método da eutanásia, permitido no estado de Montana, nos EUA, onde residia.

Então, definindo seu dia de morte para 19 de fevereiro, ele conseguiu reunir sua família e amigos para uma última celebração de sua vida antes de tomar a medicação. “Imagine a gripe mais forte que você já teve, e você sente calafrios e alguém te apunhalando com uma faca quente e torcendo ela em seu corpo”, disse ele descrevendo a dor em um vídeo divulgado por um grupo de advogados pró-eutanásia, Compassion and Choices.

Sabendo que estava à beira da morte, os amigos e familiares de Mutchler presentearam-lhe com duas festas de despedida em sua cidade natal, Billings, em Montana. A primeira delas, realizada em novembro passado, foi marcada pela presença de centenas de pessoas. “Todos se juntaram e se divertiram”, disse sua mãe, Leslie, em entrevista à revista People. “Seus amigos são todos jovens e é difícil se acostumar com a ideia de morte nesta idade”.

Algumas pessoas se sentiram um pouco desconfortáveis, dizendo: não sei bem o que fazer. Nunca fiz isso antes”, contou ela. “Bem, eu quero quer vocês venham vê-lo enquanto puderem”, respondeu. “Não vamos nos reunir para o funeral, vamos nos reunir para celebrar a vida, enquanto ele está vivo”, acrescentou.

Em seus estágios finais de vida, Mutchler estava pensando apenas 57 quilos, considerando seu 1,95m de altura. “Minha mãe, seu pai, seu irmão, eu, seu melhor amigo e Keri, sua namorada, estávamos todos com ele no final”, disse Leslie. “Todos lhe demos um abraço e dissemos adeus, até que ele administrou a medicação”.

Ele adormeceu dentro de 10 minutos após tomar o remédio, e três horas depois morreu”, acrescentou. A eutanásia é legal em Montana graças a uma ação judicial bem-sucedida apresentada pelo avô de Mutchler, Bob Baxter, que sofria de um linfoma terminal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos