Infraero registra cancelamentos em 20% dos voos

Houve atraso superior a 30 minutos em nove voos

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registra, na manhã deste domingo (31), cancelamentos em 19,5% dos voos domésticos previstos para decolar até as 8h (horário de Brasília). Dos 333 voos programados para o período, apenas nove (2,7%) tiveram atraso superior a 30 minutos, segundo boletim divulgado pela Infraero.

Entre os voos internacionais previstos até as 8h, dos 30 programados, segundo a Infraero, quatro foram cancelados (13,3%) e quatro registraram atraso (13,3%).

Segundo a assessoria de imprensa da Gol, empresa que registrou 33% do total de voos cancelados até as 8h, os cancelamentos já estavam programados e os clientes foram avisados antecipadamente. Não há nenhuma anormalidade na operação dos voos, de acordo com a companhia aérea.

Situação nos estados

Em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, dos 44 voos que deveriam decolar, um registrou atraso e dez (22,7%) foram cancelados. A situação é mais tranquila no Aeroporto de Congonhas, onde dois dos 11 voos previstos foram cancelados e não há registro de decolagens atrasadas.

Dos 20 voos programados no Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro, seis foram cancelados (30%) e não houve atrasos. Também não há voos atrasados no Aeroporto Santos Dumont, mas dois dos nove voos previstos foram cancelados.

A situação é tranquila nesta manhã para quem sai de Brasília. No aeroporto, dos oito voos previstos, um foi cancelado e nenhum registrou atraso. No Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, dois voos foram cancelados e um teve atraso superior a 30 minutos, dos 14 programados para decolar até as 8h.

Em nota divulgada na sexta-feira (29), a Infraero informou que iniciou, na quinta-feira (28), um plano de contingenciamento, com a readequação das escalas de folga de seus funcionários e reforço nas equipes de manutenção dos aeroportos. O objetivo dessa ação é, segundo a Empresa, assegurar que passageiros e eleitores se desloquem normalmente durante as eleições deste domingo e o feriado do Dia de Finados, na próxima terça-feira (2).

Fonte: g1, www.g1.com.br