Festa de Momo: Interior do Piauí já respira Carnaval

A festa começa amanhã e só acaba no amanhacer da quarta-feira.

Os municípios do Piauí estão nos últimos preparativos para o Carnaval, que na maioria das cidades começa na próxima sexta-feira e só acaba no amanhacer da quarta-feira. As prefeituras das principais cidades, apesar das reclamações de crise financeira, investiram na folia com a contratação de bandas locais e de outros estados, além do próprio investimento que muitos foliões fazem nos blocos. O resultado é muita festa e atração de turistas.

Em Floriano, na sexta-feira, dia 8, acontece a escolha do rei e rainha do Carnaval e, no dia seguinte, arrastão com a banda Chicabana, assim como arrastão com Hanna e trio elétrico Anerê e desfile de escola de samba, no dia 10. Já no dia 11, a programação marca arrastão com Jheremmias e, no último dia, arrastão com Patrícia e banda e desfile de escola de samba.

No palco do cais da Avenida Beira-rio estarão ainda as bandas locais: Frank e Eduardo, aanda A Paquera, Roberto e banda e Romã com mel. Em Picos, a prefeitura realiza o Carnaval de rua com bandas locais e de fora do Estado. Anteontem houve a abertura oficial do Carnaval com a escolha do rei momo e rainha. Teve show com banda local na praça de Alimentação. Na sexta-feira, dia 8, acontece o 1º Corso de Picos, com concentração na Avenida Severo Eulálio. Passeio pelas principais ruas e avenidas da cidade com chegada na praça de alimentação.

Encerramento com premiação dos carros mais ornamentados e animados. No sábado, tem banda local, banda Karamba da Kara, o furacão da Bahia, no Corredor da Folia, na Avenida Getúlio Vargas e Praça Félix Pacheco. A folia estende-se até o dia 12.

No litoral, Luís Correia, o Carnaval acontece no complexo Barramares e Praia do Coqueiro. Se apresentam várias bandas. Na cidade de Campo Maior vão se apresentar aos foliões as bandas Chica Égua, Sutake da Bahia, Xenhenhém, Rosa Xote, Janaina e banda, Pulsa Samba, Levada Elétrica, Ariba de Aracaju, dentre outras.

Conhecida tradicionalmente como a ?terra da opala?, o município de Pedro II pretende se transformar também em rota de turismo no período carnavalesco, com opções que reúnem tranquilidade e também diversão. Neste ano, o evento na cidade acontecerá na Rua Corinto Andrade, no centro, e contará com 15 blocos de rua. Entre as atrações musicais estão previstos Fabrícia e Banda, Jheremmias, Desejo Musical, Swing do Samba e outros.

No município de Elesbão Veloso, o Carnaval 2013 promete muita animação. O desfile dos blocos acontecerá a partir das 20h30, saindo da Pousada Paraíso e percorrendo as principais ruas da cidade até o Complexo de Lazer ?Zezi Soares?.

Alguns detalhes ainda faltam ser definidos, como o trio que acompanhará os blocos durante o desfile de abertura no dia 9. Outras cidades como União, Bom Jesus, Valença, Água Branca também realizam muita folia neste Carnaval.

Fonte: Raimundo Gomes