Ministro Juca Ferreira abre o 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual em Porto Alegre

Congresso terá como lema “O que nos separa já sabemos, mas o que nos une?”

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, vai participar da abertura do 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual (CBC), no próximo domingo, 12 de setembro, às 19h, em Porto Alegre. O evento acontece de 12 a 15 de setembro e reúne profissionais e especialistas de todo o país com o objetivo de articular uma discussão ampla, que contemple os mais diversos segmentos da indústria audiovisual, abrangendo todos os elos da cadeia produtiva brasileira.

Além do ministro, cerca de 70 instituições ligadas ao setor já confirmaram presença. Irão também grandes nomes do audiovisual brasileiro como Lucy e Luis Carlos Barreto, Gustavo Dahl, Roberto Farias, Geraldo Sarno, João Daniel Tikhomiroff, Maurice Capovilla, Tereza Cruvinel (Presidente da EBC) e Manoel Rangel (Presidente da Ancine, vinculada ao Ministério da Cultura).

Os participantes se organizarão em grupos de trabalho (GTs), painéis de discussão e haverá também atividades culturais. O objetivo é colocar em pauta questões que norteiam e determinam a produção audiovisual atualmente. Produção, infraestrutura, film comission, co-produções internacionais, pesquisa, preservação, crítica, políticas públicas, novas mídias, convergência, exibição, direitos autorias e do público são alguns dos temas que serão analisados e debatidos no Congresso.

A idéia é que os quatro dias de trabalho resultem em propostas e

Diretrizes que norteiem a atividade do segmento para os próximos anos. Deste encontro, em Porto Alegre, será retirado um documento para ser encaminhado para os candidatos ao Governos dos Estados e à Presidência da República, com as principais reivindicações e prioridades do setor.

Fonte: Assessoria