Para não virar cidade-fantasma, vila italiana vende casas a R$ 4

As casas estão sendo vendidas a 1 euro o equivalente a 4 reais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com medo de se tornar uma cidade-fantasma, a pequena Ollalai, localizada na ilha de Sardenha, está vendendo casas que custam apenas 1 euro o que equivale a aproximadamente a R$ 4.

O objetivo é atrair moradores para a vila. Nos últimos 50 anos, a cidade perdeu mais da metada de seus habitantes, que já eram poucos, caindo de 2.250 para 1,3 mil. E atualmente, centenas estão abandonando suas casas.

Reformas obrigatórias

O governo está vendendo 200 casas nesse esforço para atrair residentes. Segundo o site de notícias americano CNN, a pequena vila já conseguiu vender três imóveis, e mais de 100 pessoas ao redor do mundo expressaram interesse em comprar mais.

Mas – sempre tem um mas – existe uma condição especial: como parte do negócio, os novos proprietários devem pagar para renovar suas casas dentro de 3 anos, em um valor avaliado em 20 mil euros (aproximadamente 80 mil reais).

Origens pré-históricas

O prefeito da cidade, Efisio Arbau, afirmou à CNN que o objetivo é preservar a cultura de Ollolai. “Nós temos origens pré-históricas, minha missão é resgatar nossas tradições únicas e evitar cair no esquecimento”, completou.

Essa não é a primeira vez que uma cidade da Itália recorre à venda de casas por um preço atrativo para aumentar o número de habitantes. A cidade siciliana de Gangi também já vendeu casas a 1 euro em 2015 devido às mesmas condições de Ollolai.

Outros exemplos

Até mesmo cidades americanas como Gary, Indianápolis e Detroit já usaram a mesma estratégia, ao vender casas por 1 dólar ou até mesmo entregando-as de graça aos novos moradores.

Ainda não está claro se a estratégia realmente vai funcionar, mas o prefeito está otimista. “O orgulho do passado é a nossa força", afirmou Arbau. "Nós sempre fomos pessoas fortes e não permitiremos que nossa cidade morra", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES