Pessoas com diploma universitário têm menos riscos de Alzheimer

Estudo analisou 37 mil pessoas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Alzheimer afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo mundo, sendo a grande maioria de pessoas com idades avançadas. Conseguir erradicar esse problema parece estar longe de ser uma realidade, ainda que a ciência aponte fatores que podem diminuir o risco de desenvolver esse problema, como a dança, o café, remédios milagrosos e até a cerveja.

Agora, um novo estudo aponta que a educação também desempenha um papel fundamental para que os riscos sejam menores. O Projeto Internacional de Genômica do Alzheimer analisou 24 fatores de risco e descobriu que cursar uma faculdade pode ajudar a diminuir a chance de o Alzheimer se manifestar.

Um estudo com 37 mil pessoas, sendo 17 mil portadores da doença, mostrou que cada ano de estudo diminui em até 11% os riscos de a doença se desenvolver. Apesar disso, as conclusões da análise, publicadas no British Medical Journal, não trazem explicações como um diploma universitário faria diferença na prevenção da doença – provavelmente é pelo fato de o cérebro ter se desenvolvido mais e criado uma espécie de “reserva cognitiva” no graduado.

Outra possibilidade levantada pelos pesquisadores é que quem tem um diploma universitário costuma ter uma vida mais estável, com uma renda que propicie mais facilmente o acesso a medicações e terapeutas, por exemplo, que ajudam a tratar rapidamente de problemas de saúde física e mental. Estudar mais, entretanto, não é uma prova definitiva que você não irá desenvolver o Alzheimer, mas pode ser uma ação aliada na sua prevenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES