Poesia continua entre as preferências dos brasileiros

A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência apontou a poesia como uma das leituras preferidas

Março é um mês mais do que especial para os amantes da poesia, já que neste domingo, dia 14, se comemora o dia nacional da poesia, e no dia 21, o dia internacional da poesia. Mas, dados recentes mostram que a poesia pulsa no sangue dos brasileiros na maioria do tempo, sem a necessidade de uma data para celebrar. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência apontou a poesia como uma das leituras preferidas no Brasil. Ela só perde para a bíblia, livros didáticos, romance e literatura infantil. As mulheres saem na frente, representando 22% dos leitores de poesia. Outro dado interessante é que os jovens, com idade entre 11 e 17 anos, são os grandes leitores do gênero.

Nas prateleiras de bibliotecas e livrarias não faltam títulos para os já leitores de poemas e também obras que despertem o interesse dos que ainda não são. A Editora FTD, por exemplo, acaba de lançar Desafios de Cordel, de César Obeid, que mistura manifestações de cordel e repente. O resultado são desafios divertidíssimos que remetem a esse universo tão rico da cultura popular brasileira. O livro ainda conta com ilustrações de Fernando Vilela, que inclui em seu trabalho xilogravuras.

Fonte: Assessoria