Respire direito e sinta-se bem JÁ

Aprovadíssima por Juliana Paes, a sudarshan promete eliminar 80% das toxinas do corpo

Antes de começar a ler esta reportagem, respire profundamente. Concentre-se, de verdade, no ato de inspirar e expirar o ar de seus pulmões. Comprove como essa simples tarefa pode fazê-la se acalmar, por mais cheio que esteja seu dia. Pelo menos é o que garante a ONG Arte de Viver, responsável por divulgar no Brasil a técnica indiana sudarshan kriya.

Faça a respiração em casa

O método promete, por meio do controle respiratório, eliminar 80% das toxinas do corpo e, de quebra, dar fim à ansiedade. Juliana Paes, a Maya de Caminho das Índias, garante: o curso de seis aulas consecutivas foi um divisor de águas em sua vida. ?Hoje me sinto mais serena, concentrada, feliz. Não tenho estresse, só foco?, diz (detalhes no quadro). Segundo o instrutor Gustavo Fadda, "a sudarshan kriya nos ensina a usar a respiração para lidar melhor com as emoções". Para entender como isso funciona, Viva! testou o curso. E mostra aqui um jeito de você fazer algo parecido em casa.

"Aprendi a domar minha ansiedade"

Juliana Paes revela a transformação que a respiração sudarshan kriya proporcionou em seu dia-a-dia.

"Já sabia do curso da ONG há muitos anos, mas nunca conseguia ter seis noites livres para ir às aulas... Até que em novembro contei com um tempinho livre e fiz o curso. Foi maravilhoso! Estou menos ansiosa, sofrendo menos com as frustrações, aceitando melhor os acontecimentos e as pessoas como elas são. Também me sinto menos afetada pelo que falam de mim e sinto que a técnica tem me ajudado até na concentração para trabalhar. E isso porque ainda não consegui dar continuidade diária aos exercícios, hein? Mas todo dia chego em casa, sento na varanda e me dou dez ou 15 minutinhos de reflexão. Penso o que foi legal no meu dia, o que poderia ter sido melhor, se tratei bem essa ou aquela pessoa... É uma consciência maior de tudo. Vale provar!"

Sudarshan o quê?!

- Sudarshan kriya é a técnica de respiração que encantou Juliana Paes. O significado da expressão em sânscrito é: Su = apropriada; Darshan = visão; Kriya = ação purificadora.

- No Brasil, ela é ensinada pela ONG fundada em 1982 pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar. Presente em 150 países, já contabiliza mais de 20 milhões de alunos.

- O resultado do aprendizado da técnica é a sensação de extrema tranquilidade. Isso acontece porque, com o controle da respiração, é possível eliminar 80% das toxinas do organismo. - Entre os benefícios da prática contínua estão a redução do estresse, melhora da saúde, mais criatividade e autoestima. - O curso ensina a sudarshan kriya e outras técnicas de meditação.

CURSO SUDARSHAN KRIYA

Duração Seis dias, começando sempre às quintas-feiras. As aulas duram das 19h30 às 22 h (durante a semana) e das 9 h às 15 h (de fim de semana). Preço R$ 350. Contatos Tels.: (11) 8171-1818; (21) 9411-2576; (71) 8795-6667/ site: www.artedeviver.org.br.

Fonte: AE/G1