8ª edição: Salipi inicia suas programações

Maior evento literário do Piauí inicia com intensa programação

De 31 de maio a 6 de junho o Complexo Cultural da Praça Pedro II será palco do maior evento literário do Estado, o Salão do Livro do Piauí, cuja programação acontece em paralelo ao 13º Língua Viva. Em sua 8º edição, o evento homenageia o escritor picoense Fontes Ibiapina, e ainda serão lembrados o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, escritora cearense, e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano.

A abertura do evento será às 8h com apresentação do grupo Ijexá, seguida às 10h com a "Fontes Ibiapina: A trajetória de sua escrita", palestra proferida pela Profa. Dra. da UESPI, Márcia Edlene, e pela Profa. Dra. da UESPI, Maria Celestina, que iniciam a programação do 13º Seminário Língua Viva.

À tarde, às 14h, o Prof. Dr. da UFC, Fernando Ferraz, fala sobre ?Estágio: risco do vínculo de emprego?. Às 16h, a Profa. Dra. da UFPI, Beatriz Gama, discute o ? Ensino a distância e formação de professores no Piauí?. Fechando o primeiro dia, às 19h, o escritor Affonso Romano profere palestra sobre ?Eu, Affonso... meu país, meu pensamento, minha poesia".

A praça Pedro II recebe ainda o Bate-Papo Literário, que conta com lançamentos e discussões literárias a partir das 10h. Comandando pelo professor Luiz Romero, um dos organizadores do Salão, o espaço contará com a presença de autores estreantes e consagrados, como Assis Brasil, Salgado Maranhão e Paulo José Cunha.

A programação do primeiro dia encerra com show da cantora piauiense Patrícia Mellodi, que se apresenta no palco do Theatro 4 de Setembro às 22h com o show ?Singular?, dedicado aos profissionais da imprensa.

O Salipi contará ainda com uma programação especial para o público infantil no Circo das Letras e no Espaço Criança Liz Medeiros, além de exposições no Clube dos Diários, exibição de filmes e a presença de livreiros de todo país.

Affonso Romano receberá título de Cidadão Piauiense

No primeiro dia do Salão do Livro do Piauí ( SALIPI), Affonso Romano receberá o título de Cidadão Piauiense, às 10 horas na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta foi feita pelos deputados Wilson Brandão (PSB) e Flora Izabel (PT).

?O Piauí foi uma das mais felizes descobertas da minha vida.O Estado é o berço de grandes nomes da cultura brasileira. Fico muito feliz com esse título, me sinto muito honrado?, revelou Affonso Romano.

Professor, cronista, jornalista, poeta e ensaísta, o homenageado tem se destacado no âmbito da cultura brasileira. Natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 1937, Sant?Anna teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira.

Também integrou os grupos de vanguarda, onde seu nome apareceu nas principais publicações culturais e movimentos políticos e sociais do País. Foi considerado pela revista ?Imprensa? , em 1990, como um dos dez jornalistas mais influentes do Brasil. Affonso Romano de Sant?Anna contribuiu para melhorar o nível dos professores e estudantes em todo o País. Já participou do Salão do Livro do Piauí, onde fez palestras como convidado, em Teresina.

O poeta trabalhou no Jornal do Brasil, Revista Senhor, Veja, Isto É, O Globo, e foi cronista da extinta Revista Manchete. Foi presidente da Biblioteca Nacional (a oitava biblioteca do mundo) lançou vários programas de alcance intelectual. O Escritor participou de festivais internacionais de poesia em Israel, Medellín, Bogotá, Caracas, México, Buenos Aires, Santiago do Chile e Dublin.

?O Salipi é uma oportunidade para descrever minha trajetória literária: minha poesia, os meus ensaios, as minhas crônicas e a minha participação direta na política. Vou falar dos meus projetos poéticos pensantes?, enfatiza Affonso Romano de Sant? Anna, palestrante carioca.

Fonte: Ascom