Sistema do Enem fecha as inscrições hoje

Sistema do Enem fecha as inscrições hoje

Inscrições podem ser feitas entre 6h e 23h59

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que selecionará estudantes para vagas em instiuições federais considerando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), receberá inscrições entre 6h e 23h59 nesta quarta-feira (3), último dia desta 1ª etapa. O resultado será divulgado no dia 5.

Até 19h30 da noite desta terça (2), 632 mil estudantes efetuaram inscrições, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Internautas ainda enfrentavam dificuldades ontem.

O MEC anunciou uma mudança nesta terça: os candidatos poderão, agora, saber qual é o total de inscritos em cada opção, a nota de corte, a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos antes do login no sistema.

No dia 15 de fevereiro, o ministério reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

Como funciona

A cada dia, os alunos saberão a nota de corte do curso escolhido e poderão avaliar se têm chances ou não de conseguir uma vaga. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição e esperar novamente pelo processamento até o dia seguinte.

A central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) funciona entre 6h e 23h59 para tirar dúvidas dos candidatos no 0800 616161. Além do telefone o contato pode ser feito no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

Dados inválidos e inscrição

Para os estudantes que receberam o aviso de "dados inválidos" ao tentar se inscrever, a recomendação do ministério é verificar se estão ingressando no SiSU com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.

Caso o candidato não recorde a senha cadastrada no Enem, é possível recuperá-la pelo site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009.

Ao finalizar a inscrição, o sistema informa ao aluno que sua inscrição está concluída. É necessário imprimir o comprovante.

Fonte: g1, www.g1.com.br