Timon Junino 2015 começa nesta sexta-feira (19) com muitas atrações

Acontecerá um concurso de quadrilhas juninas

O Timon Junino 2015 será aberto hoje, 19, e segue até o domingo, 21, no Espaço Fama, contando com a apresentação de grupos de bumba meu boi e quadrilhas juninas locais, shows musicais locais e nacionais, além dos grupos de Bumba Meu Boi de Morros, de Nina Rodrigues, e Boizinho Barrica, de São Luís.

O idealizador do evento, deputado estadual Alexandre Almeida, ressaltou que o objetivo inicial ao criar o Timon Junino, em 2013, era de resgatar a cultura maranhense e fortalecer sua integração com a cultura timonense.

"Parece paradoxal nos referirmos a essa integração, haja vista que Timon é um município maranhense, no entanto, por estar localizado ao lado de Teresina, o município recebe muito mais influência da cultura piauiense", explicou o parlamentar.

Em sua terceira edição o Timon Junino se destaca pelo concurso de quadrilhas juninas, que este ano contará com 8 participantes: Coração Junino, Sensação, Flor Cigana, Canarinho, Aliança Arranhada, Diamante Negro, Esquenta e Bole Bole.

Além da apresentação de 9 grupos de bumba meu boi de Timon: Nosso Brasil, Precioso, Mimoso do Campo, Brilho da Ilha, Riso da Mocidade, Dominante, Esperançoso, Mimo de São Jorge e Brilho da Noite.

Alexandre Almeida afirma que em apenas três anos de realização, o Timon Junino já vem cumprindo o seu papel de difundir a cultura maranhense no município de Timon.

"Quando realizamos a primeira edição tivemos dificuldade em encontrar grupos de bumba meu boi e quadrilhas juninas para se apresentarem. Hoje a realidade é outra, vemos grupos fortalecidos com apresentações em todo o Maranhão e também em outros Estados, propagando a nossa cultura", destacou.

Fonte: Jornal Meio Norte