Travestis poderão usar identificação social

Identificação poderá acontecer para servidores federais

Avalie a matéria:
|

O Ministério do Planejamento publicou nesta quarta-feira (19) uma portaria que garante a servidores públicos travestis e transexuais o uso do nome social durante o trabalho na administração pública federal.

De acordo com o Planejamento, nome social é aquele usado pelas pessoas para se identificarem e serem identificadas na sociedade. A medida vale tanto para a administração publica federal direta, como para autarquias e fundações.

Mediante o requerimento da pessoa interessada, o nome social poderá ser usado em cadastros de dados e informações de uso social do órgão, comunicações internas, endereço de email, identificação funcional de uso interno do órgão, como crachás, lista de ramais e nome do usuário em sistemas de informática.

No caso dos crachás, a portaria prevê que o nome social seja registrado na frente e, o nome civil (aquele que está nos registros do cidadão), no verso.

Os órgãos deverão, ainda, implementar um campo no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos para a inscrição do nome social indicado pelo servidor.

A portaria dá o prazo de 90 dias para os órgãos fazerem as adaptações necessárias e se adequarem às mudanças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES