Último capítulo de Caminho das Índias bate recorde com 59 pontos. Veja como foi!

A incomparável performance de Laura Cardoso, Lima Duarte e Tony Ramos merece tudo isso

O capítulo final começou pontualmente às 21h. As cenas iniciais, que mostraram Laksmi revelando a Opash que Shankar é seu pai, elevaram os índices de 42 para 50 pontos, em apenas 10 minutos. Feito merecido! A incomparável performance de Laura Cardoso, Lima Duarte e Tony Ramos merece tudo isso, e muito mais.

Na média geral, a prévia* do Ibope na Grande São Paulo do fim da novela - exibida das 21h às 23h03 - marcou média de 54 pontos e pico de 59. Porém, o recorde de média da trama ocorreu ontem, com 55 pontos.

Comparando com suas antecessoras, o último capítulo de Caminho das Índias fez bonito e bateu recorde.Um sucesso que há muito não se via. O final da antecessora, A Favorita, exibido em 16 de janeiro, marcou média de 50 pontos, com pico de 53. Já Duas Caras terminou com média de 47 pontos e pico de 51.

Assim ficou o placar do Ibope:

Globo ? 54 ? 79 % de participação

Record ? 4

SBT e RedeTV! ? 2

Band - 1

Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios, na Grande São Paulo.

* O dados são referentes à medição prévia do Ibope. consolidado pode ocorrer uma varição de até dois pontos para mais ou para menos.

Inês (Maria Maia) se revela com potencial para ser uma futura empresária de sucesso e substituir o pai Ramiro (Humberto Martins), no comando das empresas Cadore. A caminho do aeroporto, Tônia (Marjorie Estiano) desiste da pós-graduação para encarar os desafios da esquizofrenia e buscar a felicidade ao lado de Tarso (Bruno Gagliasso).

Melissinha Cadore (Christiane Torlone) finalmente deixou seu mundo de cremes e futilidades, e teve uma atitude de mãe. Foi até a clínica do Dr. Castanho (Stênio Garcia), assistiu ao show do filho, cantou e terminou declarando seu amor por Tarso.

Surya (Cleo Pires) recebeu seu merecido castigo. Teve que aceitar uma filha, e não o filho que esperava, para concretizar seu golpe da barriga. Anusha (Karina Ferrari) foi ao juiz pedir para se divorciar. E conseguiu! Depois disso, a garotinha prometeu esperar o tempo passar para casar com Hari (Cadu Paschoal), seu grande amor.



Gopal (André Gonçalves) teve uma atitude nobre: procurou Maya (Juliana Paes), doou um dinheiro para ajudá-la e se ofereceu para levar Niraj ao Brasil, onde ficaria com o pai. Yvone (Letícia Sabatela) enrolou o carcereiro Miguel, dizendo que queria sair apenas para abraçar sua mãe. Depois disso, a psicopata fugiu da cadeia e caiu novamente no mundo.

Ilana (Ana Beatriz Nogueira) fez de tudo para livrar a cara do filho Zeca (Duda Nagle), no caso do atropelamento de Duda (Tania Kalill). Irada, ela termina a sociedade com Chiara (Vera Fischer). Zeca é condenado a um ano e seis meses de detenção, pelo atropelamento. Mas, consegue pagar sua pena com serviço comunitário na Fundação Viva Cazuza. Até que ele se deu bem!

Hilário! César (Antônio Calloni) acaba em maus lençóis. Um grupo de jovens entra na Justiça contra um banco de sêmen, para descobrir quem são seus pais. César, que doou sêmen para faturar um troquinho, acaba com uma multidão diante de sua casa, protestando e fazendo arruaça com cartazes com dizeres como "Paizão!". O advogado safado foge do prédio, trancado no porta-malas do carro.



Duda (Tania Kalill) convence Lucas (Murilo Rosa) a desistir da viagem à Índia, para procurar Raj (Rodrigo Lombardi) e contar sobre seu filho Toni. Leinha (Júlia Almeida) consegue emplacar seu trabalho como cineasta, e recebe um convite para lançar seu filme sobre loucura no circuito comercial.

Raul (Alexandre Borges) devolve todo o dinheiro que lhe sobrou, para Silvia (Débora Bloch) usar na educação de Julinha (Vitória Frate). Ela não aceita e manda o ex-marido devolver diretamente para a filha. Raul termina sozinho, morando em uma pequena cidade do interior.

Opash (Tony Ramos) resgata seu neto Niraj das mãos de Gopal e leva o menino de volta para sua casa. Todos festejam a volta do menino para a casa dos Ananda.

Surpreendente: Laksmi sugere a Opash que perdoe Maya e a leve para completar a família.

Abelzinho (Anderson Muller) continua sua saga de corno, tomando leitinho com canela e sonífero, e deixando sua amada/safada Norminha (Dira Paes) aprontar as dela pelas redondezas.



Shanti (Carolina Oliveira) volta para casa acompanhada por Indra (André Arteche) e é perdoada. Os dois terminam juntos, com as bênçãos de Opash. Camila (Isis Vallverde) e Ravi (Caio Blat) têm gêmeos, dois meninos! E Camila se transforma na queridinha da família Ananda. Merecido!

Maya é resgatada por Raj, enquanto chora à beira do Ganges. Depois de receber o perdão do marido, os dois se reconciliam e terminam felizes para sempre!

Em uma cena emocionante, Raj volta para casa com Maya ao seu lado. É recebido pela família com surpresa, muitas lágrimas, comemorações e felicidade. Opash teve sua família de volta. Uma cena emocionante!

Shanti (Carolina Oliveira) volta para casa acompanhada por Indra (André Arteche) e é perdoada. Os dois terminam juntos, com as bênçãos de Opash. Camila (Isis Vallverde) e Ravi (Caio Blat) têm gêmeos, dois meninos! E Camila se transforma na queridinha da família Ananda. Merecido!

Maya é resgatada por Raj, enquanto chora à beira do Ganges. Depois de receber o perdão do marido, os dois se reconciliam e terminam felizes para sempre!

Em uma cena emocionante, Raj volta para casa com Maya ao seu lado. É recebido pela família com surpresa, muitas lágrimas, comemorações e felicidade. Opash teve sua família de volta. Uma cena emocionante!

O casamento de Tarso e Tônia mostrou Melissa aparentemente recuperada da futilidade. Uma festa na Estudantina comemorou a união, com todo o elenco reunido e show de Maria Bethânia.

Silvia e Murilo (Cássio Ciocler) terminam felizes e esperando um filho. Raj e Maya estavam presentes no casamento de Bahuan (Márcio Garcia) e Shivani (Thaila Ayala) e desejaram felicidades aos noivos. Fim da rivalidade entre Raj e Bahuan.



Shankar se despede de Laksmi, à beira do Ganges, e Opash, num momento de reconciliação e muito amor.

?Lembre-se que o bem e o mal têm que estar sempre juntos, para que um homem possa escolher. E o campo de batalha onde se digladiam o bem e o mal é aqui, a mente humana?, diz Shankar ao filho, citando versos do Bhagavad-Gîtâ, a mais sagrada das escrituras da Índia.

Shankar parte para sua vida de renunciado, com as bênçãos do filho. Ele morre para as tentações do mundo material e adota a vida de Sanyasi (monge renunciado).

Opash entende a mensagem e afirma que os homens são humanos, antes de existirem as castas. Fim do preconceito e vitória da justiça e da verdade, na novela de Glória Perez. Grande novela!

Última cena: Conforme prometido, Raj e Maya se beijando, na intimidade de seu quarto. Fim.



Fonte: OFuxico, ofuxico.terra.com.br