Zé Pereira 2016 em Timon terá segurança reforçada; saiba mais!

Reunião definiu planejamento para festa tradicional em Timon

Não só os foliões estão atentos ao Zé Pereira 2016, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro, os órgãos de segurança de Timon/Ma também têm se mobilizado. A segurança será reforçada com base no Plano de Segurança, elaborado para garantir maior tranquilidade ao público.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Timon/Ma reuniu na última terça-feira, (12), a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte. A Polícia Militar do Piauí também foi acionada.

Reunião para o Zé Pereira de Timon
Reunião para o Zé Pereira de Timon

De acordo com Inaldo Belém, secretário municipal de segurança pública, o Zé Pereira, que é o maior pré-carnaval de Timon terá um esquema de segurança organizado, evitando crimes graves.

“Nos reunimos em todas as esferas, municipal, estadual e federal. Contaremos com patrulha circulando na área do evento, interdição de ruas e segurança interna e externa do evento. Além disso, receberemos reforços de Codó e Caxias, assim como no Piauí, que vai ajudar com o policiamento na Avenida Maranhão e na Ponte da Amizade”, ressalta.

As estradas também serão fiscalizadas, em especial as Br 226 e 316. Os agentes da Polícia Rodoviária Federal atuarão com blitzes e durante as abordagens contaram com apoio de bafômetros e etilômetros.

Para Inaldo Belém, além do reforço policial oferecido pelos órgãos de segurança, é preciso que os foliões fiquem atentos ao seu redor e evitem portar objetos de grande valor e materiais de vidro ou cortantes que ofereçam riscos aos demais foliões.


“Vamos fiscalizar principalmente a proibição de venda de bebida alcoólica para menores. Sugerimos que os foliões não levem celulares, jóias e documentos originais, porque não podemos evitar pequenos furtos. O cuidado deve se estender até ao estacionar o seu veículo”. Indica o secretário de segurança.

Segundo Jeremias Sampaio, responsável pelo trânsito em Timon, ruas de Timon que dão acesso ao circuito da folia serão interditadas. “Vamos interditar horas antes do eventos o trecho a partir da rua Firmino Gonçalves Pedreira (rua do Fio) até a rua José Simões Pedreira (rua do trânsito)


Ponte da Amizade será interditada


Durante os dias de festividades do Zé Pereira 2016, a Ponte da Amizade será interditada pela Polícia Militar do Piauí, o que vai inibir a entrada de veículos na área do evento. O isolamento vai acontecer a partir das 12h nos dias 23 e 24 de janeiro, sendo liberada apenas no turno da manhã.

“O Piauí também vai nos ajudar com o Policiamento na Avenida Maranhão e na Ponte da Amizade que será interditada nos dois sentidos, o que desviará o fluxo para as pontes Metálica e Nova. A ideia é que os veículos não atrapalhem o espaço da diversão do público”, pontua o secretário Inaldo Belém.


250 barraqueiros forma inscritos


Para o Zé Pereira 2016 foram inscritos 250 barraqueiros, que deverão participar de reunião nesta sexta-feira, (15), no Centro de Treinamento Wall Ferraz para participar do sorteio e receber as devidas orientações para o evento.

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) informou que serão 14 camarotes situados do lado oposto ao Rio Parnaíba. Para a vistoria nos camarotes a FMC já fez os últimos acertos com o corpo de bombeiros.

Fonte: Márcia Gabriele e Pollyana Carvalho - Jornal MN