Zé Pereira de Timon começa hoje

A exemplo dos outros anos o Zé Pereira de Timon traz três blocos: Gaiola das Loucas, Love e D´Pileque.

Tudo pronto para o maior Zé Pereira. A cidade de Timon já está em contagem regressiva para dois dias de muita festa. São dez anos de evento e o que mais marca não é apenas a alegria do público, mas um dado que chama a atenção.

?Em dez anos de folia nunca tivemos uma ocorrência grave?, comenta o sub-secretário de Comunicação, Ribamar Silva. A cidade que tem o estigma de violenta quer acabar com essa imagem e mostrar que é possível brincar com diversão, alegria e sem correr riscos.



Um trabalho conjunto entre policiais militares, civis, guarda municipal e segurança particular vai garantir a tranquilidade da folia. Além disso as ruas que dão acesso ao corredor da folia serão interditadas e cada folião, ao entrar, passará por uma revista.



?Por segurança, ninguém irá entrar sem ser revistado e não será permitida a entrada de pessoas portando garrafas. Dentro dos blocos e camarotes serão permitidas somente latinhas e no mais só material descartável?, diz Ribamar. Toda estrutura da Prefeitura de Timon funcionará dentro do Zé Pereira.



A Secretaria de Saúde estará através da Vigilância Sanitária fiscalizando a comercialização de comidas, acompanhando os barraqueiros, que devem estar devidamente uniformizados, portando luvas e tocas.



Os alimentos também devem passar por uma fiscalização. Ainda na saúde o setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis distribuirá preservativos e folders explicativos, além de realizar ações dentro dos blocos e camarotes.



Haverá duas unidades móveis para atendimento de urgência e transporte dos foliões caso haja necessidade.



A Secretaria de Infra-estrutura deu todos os laudos técnicos, garantindo a segurança para o público que poderá brincar nos camarotes sem nenhum risco. Toda a limpeza será feita não somente antes e depois da festa, mas durante a passagem de cada bloco, garantindo também banheiros limpos.



E a Secretaria de Urbanização irá cercar toda a extensão da avenida criando um corredor ecológico, protegendo assim a margem do rio Parnaíba, da Ponte Metálica à Ponte da Amizade.



?Foi uma determinação do Ministério Público através da Curadoria do Meio Ambiente. Essa cerca será colocada e deve permanecer mesmo depois do evento?. A exemplo dos outros anos o Zé Pereira de Timon traz três blocos: Gaiola das Loucas, Love e D´Pileque.



Dia 6 a abertura oficial do evento será feita às 19h, com a entrega das chaves da cidade pela prefeita, professora Socorro Waquim para o rei Miguel Angelo e a rainha Susana.





A partir das 20h, começa a passagem dos blocos. E quem inicia é o D`Pileque que traz o grupo baiano Psirico. Logo depois é a vez da Gaiola das Loucas com Margareth Menezes. E para finalizar a noite quem faz a festa no bloco Love é a banda Cavaleiros Elétricos. No dia 7, a partir das 17h, o domingo é aberto com o desfile dos blocos de sujos, que já se tornaram uma tradição na cidade de Timon. São oito, que se dividem na avenida trazendo os mais diversos temas, principalmente da atualidade. Perigosas Peruas, Papaléguas, De Porre são apenas alguns que já estão se preparando para cair na folia.




E vale lembrar que a concentração acontece na Avenida Jaime Rios. Às 20h começa a passagem do primeiro bloco da noite, o Love, que tem como atração Guiguigeto. O D´Pileque traz Oz Bambaz e finaliza com o Gaiola das Loucas com Cheiro de Amor. Cada bloco traz em média quatro mil integrantes formando um corredor da folia, cheio de cores e muita alegria. Estima-se que duzentas mil pessoas passem pela cidade durante os dois dias de festa. No ano passado estiveram presentes até estrangeiros. Sem falar na presença maciça de profissionais de vários meios de comunicação do Norte e Nordeste do país.




TV Meio Norte transmitirá festa ao vivo




Toda a folia será transmitida ao vivo pela TV Meio Norte, que irá mostrar os melhores ângulos da festa, a concentração dos blocos, a passagem das bandas e atrações baianas que fazem a alegria do público. Além de entrevistas e muita animação. Tudo para que o telespectador que não pode vir a avenida possa assistir com tranquilidade de sua casa.



A prefeita Socorro Waquim acompanha de perto toda a organização do Zé Pereira. Segundo Daniel Aracacy, presidente da Fundação Cultural de Timon espera-se um público recorde este ano. ?Estamos esperando uma cidade dentro da outra?, comenta. Para o secretário de Comunicação, Eliomar Feitosa Júnior, uma das marcas do Zé Pereira de Timon é a ausência de ocorrências graves e ele ressalta que esperam continuar com essa meta.



?Nós teremos três pontos de delegacias voltadas para o evento. Sem falar que haverá um delegado no local ?, comenta. Três gerações de majestades comandam a folia durante o Zé Pereira e Carnaval de Timon.



Eleitos cada um dentro de seus segmentos, Os reis Miguel Ângelo e Susana vão comandar a festa que também será representada pelo rei Seu Beija e rainha Dona Teresa, que representam o bloco de foliões da Melhor Idade. Os blocos dos sujos serão representados pelo Garoto Francisco José e Garota Camila, escolhidos dentro de um concurso organizado pelas associações comunitárias através da Famcc. (L.P.)





Fonte: Liliane Pedrosa, Jornal Meio Norte