Ziriguidum, Largadinho e Dançando; conheça as candidatas a hit do Carnaval

Ziriguidum, Largadinho e Dançando; conheça as candidatas a hit do Carnaval

Lá se vai o Carnaval pela metade e já começa a se definir quais músicas caíram no agrado popular

Lá se vai o Carnaval pela metade e já começa a se definir quais músicas caíram no agrado popular para concorrer a melhor da folia 2013. O páreo está apertado, com Ziriguidum, cantada pela banda Filhos de Jorge, Largadinho, interpretada por Claudia Leitte, e Dançando, defendida por Ivete Sangalo, emboladas na primeira posição na maioria dos sites que lançaram listas para a aferição pública da música do Carnaval.

Emparelhados, também vão Dançation, a música de trabalho da banda Psirico, e Tá A Fim de Namorar, o carro-chefe dos neófitos da Oito7nove4. Com a composição de Wostinho Nascimento e Odé Rufino, os meninos Rafa e Pipo estão conseguindo desbancar até a música do pai, Bell Marques, chamada Louco de Paixão, levada deste verão da banda Chiclete com Banana.

Esta é a música mais axé de todas, que lembra a pegada que o ritmo adquiriu nos anos 90. Mas essa é a vocação da banda, que leva de tudo um pouco para as ruas: axé, sertanejo, funk e até rock.

A Oito7nove4 é quase uma exceção à regra neste ano. Não por acaso, as três principais desta disputa têm a pegada caribenha, misturada a ritmos autóctones e também de matriz africana: neste Carnaval, houve uma volta à batida latina, que foi a base da Axé Music em seus primórdios, na primeira segunda metade da década de 80 ? Gerônimo e Luiz Caldas que o digam.

Ziriguidum, por exemplo, sucesso que catapultou a banda Filhos de Jorge para os primeiros escalões do Carnaval, é a versão para o português da música africana Yiri Yiri Boum, do cantor e compositor do Benin Gnonnas Pedro, sucesso na América Latina nos anos 1950. Mas o grupo não esconde sua vocação para a latinidade.

Composta por 11 integrantes, entre eles os cantores Dan Miranda e Marta Lan, que fazem a linha de frente do grupo, a banda apresenta uma mistura de ritmos latinos como a cumbia com o axé percussivo e a batida do Ijexá. Sobre levar o título de música do Carnaval, o cantor Dan prefere a modéstia, em entrevista recente a um site de notícia: ?A gente tem uma concorrência muito forte... Tem Dançando, de Ivete, tem o Largadinho, de Claudia, tem o Dançation, de nosso amigo Marcio Vitor... Mas eu espero que Ziriguidum continue batendo na cabeça das pessoas, e tem tudo pra ser...?

Já Dançando, composta pelo vocalista da Psirico, Márcio Victor, foi praticamente "roubada" por Ivete Sangalo que, desde a primeira vez que ouviu, adorou e percebeu logo o seu potencial de sucesso. A música foi escrita por Felipe Escandurras e Tierry Coringa, com Márcio assinando o arranjo da percussão. No estúdio, ela foi gravada por Ivete, em dueto com Shakira. Em cima do trio, ela é uma das mais executadas nos dois circuitos, cantada por todos os artistas em seus desfiles.

Uma vez que Dançando já estava nas mãos de "mainha", que é como Márcio Victor se refere a Ivete Sangalo, o Psirico apostou em Dançation para emplacar o Carnaval. A canção, composta por Magno Sant?Anna e Felipe Escandurras, apesar de ser no ritmo do pagode, tem uma batida meio clubber, meio boate, bem ao gosto do vocalista da banda. ?A música tem um balanço gostoso e todo mundo pode dançar. Vai ser uma febre no Verão!?, comentou Márcio Victor.

Largadinho, o carro-chefe de Claudia Leitte, é outra música que com as raízes fincadas na latinidade nagô. Composta por Duller, Fabinho Alcântara e Samir, com arranjos de Claudia Leitte, Luciano Pinto e Durval Luz, é uma mescla dos gêneros merengue, samba e axé.

Nacionalmente, a música tem tido uma carreira de relativo sucesso. Em sua curta vida ? foi lançada em setembro de 2012 ?, a canção já chegou à vigésima posição na Billboard Hot 100 Airplay, parada mais referenciada do país. E o craque Neymar, do Santos, andou fazendo os passos da coreografia do Largadinho nas comemorações de seus gols. Resta saber se a música vai alcançar a consagração máxima no Carnaval baiano.

Fonte: Terra, www.terra.com.br