Ciclistas de todo o país participam do 8° campeonato piauiense

Atletas de todo o país participaram do campeonato

Image title

A 8ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo (speed) foi realizada neste domingo (14), entre as cidades de Altos, Beneditinos e Alto Longá, valendo pontos para o ranking estadual da modalidade estrada; foi a 2ª edição da prova, que dessa vez foi denominada 100 Km Oswaldo Marques, ciclista que morreu no dia 04 de julho de 2013, depois de ser atropelado por um ônibus na PI 113, próximo ao município de José de Freitas. Marques era cearense, mas vivia no Piauí há vários anos e também filiado à Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. A etapa teve realização da Giro Radical, que em sua primeira edição, em junho de 2014, também homenageou o ciclista, mais uma vítima de trânsito, que treinava, seguindo todas as normas de trânsito.

Destaques da prova foram as participações de três super atletas do feminino, convidadas pela organização. A paulista Cristiane Pereira Silva, esta que integra a seleção brasileira de pista, e Viviane Lourenço, também de São Paulo, e a cearense de Fortaleza Fernanda Caetano Raffs, que venceu a prova com o melhor resultado entre as mulheres. Cristiane e Viviane chegaram a largar e começar a prova, mas por um problema de marcação de voo, elas tiveram que retornar a Teresina antes do fim da prova.

Image title

Foram inscritos 140 ciclistas e participaram 108. O organizador da prova, atleta e empresário Anderson Porto, afirmou que este ano o percurso foi alterado, para dar mais dinamicidade e maior segurança aos participantes, por isso os atletas largaram do Clube do Vaqueiro, em Altos, seguiram rumo à estrada de Beneditinos e na estaca zero seguiram no sentido de Alto Longá, onde enfrentaram algumas subidas mais radicais. O calor foi um dos adversários dos ciclistas, mas nada que impedisse o ritmo forte das pedaladas e muitas disputas em alta velocidade, que levou os atletas a manterem uma média horária entre 50 e 60 Km por hora.

“Definimos uma mudança do percurso para melhorar a logística das equipes de apoio e organizacional. Além de uma ambulância, que não precisou ser acionada, pois não houve nenhum incidente, contamos com dez carros de apoio das equipes, quatro carros neutros da organização e seis motos, além do apoio de quatro motos e uma viatura da Polícia Militar”, destacou Anderson Porto. A meta do organizador de alterar o nome da prova de 100 Km Giro Radical, como foi em 2014, para 100 KM Oswaldo Marques, foi para tornar o evento independente, para que em 2016 possa ser rankiado nacionalmente pela Confederação Brasileira de Ciclismo. A prova teve premiação de R$ 3 mil para os campeões e óculos Oakley.

Image title

A campeã Fernanda Caetano Raffs, do Ceará, fez jus ao vencer a etapa, afinal ela é oito vezes campeã cearense, vice-campeã Nordeste por quatro edições, vice campeã dos Jogos Regionais de São Caetano e campeã dos Jogos Regionais Assis 2013. “Adorei a etapa, propícia para esse tipo de disputa”. Cristiane Silva possui um currículo e tanto, além de compor a seleção brasileira de pista, é vice-campeã brasileira na categoria Contra-Relógio, campeã da Corrida 1º de Maio, campeã do Mundial Amador de Ciclismo deste ano e atual campeã brasileira de ciclismo (ranking por pontos). Ela faz parte da Equipe Carrefour Funvic Soul  Cicling team. Viviane Lourenço (Equipe Osasco Orbea), é bi campeã da prova Granfondo Brasil, tricampeã da Copa Nordeste de Ciclismo e campeã da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo, bicampeã do Desafio Anchieta de Estrada e vice campeão do Mundial de Ciclismo (categoria Amador) .

Anderson Porto informa que em outubro realizará a prova 6 Horas Giro Radical, prova de mountain bike homologada pela FCP, que acontecerá em trilhas do Haras Nazareth, próximo ao município de José de Freitas.

Resultado Geral 100 KM Oswaldo Marques

Masculino
1º - Daniel Teixeira 
2º - Lindomar Ferreira
3º - Emanuel Rabelo 
4º - David Oliveira
5º - Francisco Santana

Feminino
1º - Fernanda Raffs (Ceará) 
2º - Elza Nunes
3º - Maria do Carmo Castro
4º - Lidiana Alves
5º - Karina Frota


Image title

Image title

Image title

Image title


Fonte: Assessoria