Abertura do Piauiense de Motocross trouxe grande público

A abertura aconteceu no último sábado e domingo em Valença

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Campeonato Piauiense de Motocross começou com força total, muita organização, excelente estrutura e bom nível de competitividade. Nada mais oportuno, já que a Federação de Motociclismo do Piauí – FMP pela primeira vez assumiu a realização de um campeonato oficial da modalidade, seguindo todas as regras e condutas que a Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM impõe aos estados federados.

A abertura aconteceu no último sábado e domingo, dias 19 e 20 de agosto, na Fazenda Linhares, em Valença do Piauí, a 199 km ao sul de Teresina. Cerca de 80 pilotos de seis estados compareceram, Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas compareceram à Fazenda Linhares e curtiram de perto e com toda segurança a apresentação de dupla paulista na modalidade Free Style Motocross Tatá Mello e Cyro Oliveira, além de super disputas na pista.

A pista, aliás, foi toda projetada dentro de padrões oficiais e contou com uma área de 1650 metros, onde os pilotos fizeram vários saltos e manobras radicais, para delírio dos expectadores. A The Rolling Produções contratou ambulância com UTI móvel, com médico e enfermeiros, além de paramédico para dar todo suporte, em caso de acidentes, mas felizmente apenas um choque de duas motos resultou apenas em lesão leve de um dos participantes.

O público pôde disfrutar de áreas privilegiadas no entorno da pista e acompanhar as disputas em cada largada, o que aconteceu por categoria. Os pilotos tinham um tempo de 15 minutos mais duas voltas para definir quem tinha coragem e força para estabelecer o menor tempo e se sagrar campeão. As categorias envolveram as motos nacionais, importadas e também divididas por cilindradas, além de categorias extras, como a de pilotos da região Sul do Estado.

Na categoria mais competitiva e onde se inscreveram os pilotos mais experientes da modalidade, a MX1, que é para motos importadas, o campeão foi o experiente piloto do Rio Grande do Sul, Mateus Basso. “A corrida foi muito boa, eu consegui fazer uma boa largada, o calor estava muito forte, mas como eu venho frequentemente na região, já conheço as temperaturas, mas eu acho que o diferencial é que corro o Campeonato Brasileiro de Motocross e isso faz uma diferença, além de que a pista está bem técnica, até parabenizei os organizadores, porque é uma pista sensacional e que tem um nível bom e isso melhora para os pilotos mais experientes. Me diverti e espero voltar novamente aqui em outras competições”, destacou.

A organização passou 20 dias mantendo a pista molhada, fator que reduz riscos de acidentes e melhora a visibilidade de pilotos e direção de prova. “Há mais de 40 dias, começamos o trabalho de construção da pista e nos últimos 20 dias utilizamos três tipos de carros pipas para manter o terreno o menos seco possível, o que resultou em um gasto de 200 mil litros de água. Montamos estrutura de segurança, bar, lanchonete e restaurante para atender o público e estamos satisfeitos, porque o resultado do evento foi satisfatório, ressaltando que os parceiros e patrocinadores foram importantes para o evento acontecer”, disse o presidente da The Rolling Produções e organizador da etapa, Gentyl Linhares.

Uma equipe baiana de Remanso (BB Racing Preparações) trouxe seis pilotos para disputar o circuito da Fazenda Linhares, embora não pontuassem no campeonato, por não serem federados na FMP. O nome de mais destaque na equipe é o piloto Adriano Alencar, com mais de 10 anos de experiência no motocross. “A gente veio com a missão de correr no esporte que gostamos e tentar subir no pódio. Eu disputei em três categorias a 200cc, a Força Livre Nacional e a MX1. Estamos disputando recentemente dois campeonatos, o Piauiense e a Copa Sertão de Motocross, no Pernambuco”, disse a fera que foi campeão da categoria 200cc e vice-campeão na MX1.

O piloto de Teresina Albert Miura, que por vários anos foi piloto federado de enduro de regularidade, diz que se sente mais confortável e tranquilo praticando o motocross. Ele conquistou um 4º lugar na categoria MX3 e um 5º lugar na Open Nacional e já está acumulando pontos no Piauiense. Destaque ainda para Maria Eduarda, de Floriano, que venceu na categoria feminina, a MXF. Ela fez história, pois é a primeira mulher filiada na federação piauiense na modalidade.

A The Rolling também prestigiou os campeões com brindes e dinheiro, totalizando mais de R$ 12 mil. A próxima etapa do Piauiense de Motocross acontecerá em Parnaíba. O Circuito Motocross da Fazenda Linhares tem Patrocínio: Fazenda Linhares, The Rolling, Belodonto, Empresa Líder, Protork, Construfé, B. Melão, Alencar Retalhos. Apoio: Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, Equipe Radical Motos, Felipe Mania, Casa da Solda, T3 Racing, Leo Motos, Hidrobombas. Cobertura oficial: Show Radical, Mary Balla Fotos e Programa Caminhos e Trilhas. Realização: The Rolling Produções. Supervisão FMP - CBM.

RESULTADO  CIRCUITO MOTOCROSS DA FAZENDA LINHARES – 1ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MOTOCROSS 2017

Categorias extras

Categoria Local

1° - 113 Caio Baiano

2° - 4 Júnior Bola

3° - 19 Léo Flávio

4° - 3 Wellysson

Categoria 200cc

1° - 21 Adriano Alencar - Remanso-BA

2° - 10 Maguim Preparações - Jatobá-PI

3° - 41 Diego Julião - Quixadá-CE

4° - 22 José Sammy - Sobral-CE

5° - 267 Joabe Félix de Oliveira - Paraopebas-PA

 

Categorias Oficiais

 Categoria 230cc

1° - 41 Diego Julião - Quixadá-CE

2° - 17 Alef dos Passos - Teresina-PI

3° - 11 Thiago Sales - Floriano-PI

4° - 94 Vinícius Maschio - Bom Jesus-PI

5° - 77 Tárcio Brasil - Floriano-Pi

 Categoria Força Livre Nacional

1° - 22 Rui Passos Lima - Campos-MA

2° - 11 Thiago Sales - Floriano-PI

3° - 22 Luiz Antônio - Canto do Buriti-PI

4° - 69 Diego Lopes - Água Branca-PI

5° - 94 Vinícius Maschio - Bom Jesus-PI

 

Categoria Opem Nacional

1° - 8 Washington - Juazeiro-BA

2° - 21 Joabe  Félix de Oliveira - Paraopebas-PA

3° - 22 João Borges - Esperantina-PI

4° - 22 Mariel - Sobral-CE

5° - 12 Albert Miura - Teresina-PI

 

Categoria MXF

1° - 52 Maria Eduarda - Floriano-PI

2° - 95 Margarete Nunes - Anísio de Abreu-PI

 

Categoria MX3

1° - 8 Woshington Juazeiro-BA

2° - 69 Joabe Félix de Oliveira - Paraopebas-PA

3° - 22 Mariel Sobral-CE

4° - 12 Albert Miura - TeresinaPI

5° - 22 João Borges - Esperantina-PI

 

Categoria MX1

1° - 9 Matheus Basso - Rio Grande do Sul

2° - 432 Adriano Alencar - Remanso-BA

3° - 277 Raul Lima - São Luís-MA

4° -22 Rui Passos Lima - Campos-MA

5° -22 Luís Antônio - Canto do Buriti-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES