Por indisciplina, futebol mexicano fica fora da Vila Pan-Americana

Além de algumas realizações esportivas, os jogadores da seleção mexicana foram notícia, nos últimos tempos, por vários atos de indisciplina


Após confusões, futebol mexicano fica fora da Vila do Pan

Dos 644 atletas mexicanos que disputarão os Jogos Pan-Americanos, a equipe de futebol masculino fará parte do grupo de "privilegiados" que não se alojará na Vila Pan-Americana. A razão, segundo afirmou Ricardo Probet, chefe da delegação do país anfitrião, é para "ter um maior controle" sobre os jogadores. "Foi um pedido da Federação Mexicana", disse.

Além de algumas realizações esportivas, os jogadores da seleção mexicana foram notícia, nos últimos tempos, por vários atos de indisciplina. O mais recente ocorreu na preparação para a Copa América, quando oito jogadores foram suspensos do plantel por terem participado de uma festa com prostitutas. Mesmo assim, Probert assegura que nada disso teve peso na decisão.

"O corpo técnico inteiro não cabe na Vila, são credenciais demais. O futebol masculino sempre teve este tipo de benefício. Talvez não seja uma razão convincente por parte da Federação, mas nós não avaliamos este tipo de situação", contou Probert, tentando baixar o tom de suas próprias declarações iniciais, quando falou de um "maior controle".

Além da equipe de futebol, a delegação equestre e a ciclista Nancy Contreras se alojarão em hotéis e não na Vila Pan-Americana durante os Jogos. No primeiro caso, a razão é para ficar situado mais perto da sede onde serão realizadas as provas. Já o segundo é porque a atleta foi mãe recentemente e solicitou permanecer por perto de seu filho.

Um aspecto negativo de ficar fora da Vila está vinculado com a alimentação. Os organizadores vêm adotando várias medidas para garantir que os alimentos consumidos pelos atletas dentro do complexo estejam livres de clembuterol, um anabolizante utilizar para engordar o gado e que pode provocar um resultado positivo no controle antidoping. Assim, aumenta o risco e a responsabilidade do esportista pelo o que vai ingerir fora da Vila.

Em relação aos futebolistas mexicanos, Probert foi contundente: "eles são os que devem ter maior controle. Sabemos como isto detonou no futebol e espero que estejam tomando as medidas adequadas para que não volte a ocorrer", afirmou o chefe da delegação, recordando o caso dos cinco jogadores que foram testados positivos para a mesma substância antes do começo da Copa Ouro.

"Estou seguro de que estão sendo cuidadosos com as medidas de segurança. Inclusive, vão levar seus alimentos e a água. De todo modo, quando solicitaram a pemissão, respondemos que eles se fazem responsáveis pela segurança, do transporte e do que possa ocorrer em caso de indisciplina", completou.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Fonte: Terra