Paraolimpíadas: ex-piloto de Formula 1 ganha ouro no ciclismo

Paraolimpíadas: ex-piloto de Formula 1 ganha ouro no ciclismo

Alessandro Zanardi conquistou a medalha de ouro na prova contrarrelógio, categoria H4

O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto das Fórmulas 1 e Indy, ganhou com facilidades a medalha de ouro em uma das provas do ciclismo dos Jogos Paraolímpicos de Londres, nesta quarta-feira, em Londres.

Zanardi venceu a categoria H4, contrarrelógio, modalidade conhecida como handbike.Ele fechou a prova com 24min50s22, contra 25min17s40, do segundo colocado, o alemão Noberbert Mosand. O bronze ficou com o norte-americano Oscar Sanchez, com 25min35s26.

"É uma das maiores realizações da minha vida. Trabalhei muito duro para chegar até aqui, e é ótimo viver isso aos 45 anos", falou. "Foi muito bonito e também difícil", continuou.

O italiano perdeu as pernas em um grave acidente em setembro de 2001, após bater em uma prova da Indy [Cart, na época] em Lausitz, na Alemanha. Na volta após uma escapada de pista, Zanardi foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani a quase 300 km/h. A colisão dividiu o carro do futuro paraolímpico em dois e por pouco não tirou a sua vida.

Zanardi ficou com quase um litro de sangue em seu corpo após o acidente e relata ter ouvido manifestações incrédulas de médicos, que não entendiam como o piloto escapou vivo de uma cena tão assustadora.

Depois do acidente, Zanardi conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos.

Após apenas quatro semanas de treinamento, Zanardi chegou em 4º lugar na Maratona de Nova York de 2007, na categoria correspondente. O italiano conseguiria vencer a prova três anos depois, se credenciando para disputar os Jogos Paraolímpicos, hoje aos 45 anos.

Fonte: UOL