Aposentado aos 31 anos, ex-jogador da seleção alemã anuncia ser gay

Thomas Hitzlsperger, 31 anos, anunciou opção sexual a jornal alemão; ex-meia foi vice-campeão da Eurocopa de 2008

O alemão Thomas Hitzlsperger, ex-jogador da seleção da Alemanha e de equipes Stuttgart, Aston Villa, Lazio, West Ham e Wolfsburg, anunciou nesta quarta-feira ser homossexual. O atleta se aposentou em 2013, aos 31 anos, em decorrência de lesões.


Aposentado aos 31, ex-jogador da sele鈬o alem anuncia ser homossexual

Em declarações ao jornal alemão Die Zeit, Hitzlsperger disse que precisava ?expressar sua homossexualidade?. ?Senti que, agora, após minha aposentadoria, o momento havia chegado?, declarou o ex-atleta.

Hitzlsperger disse ter chegado superado um ?processo longo e complicado? até decidir anunciar sua opção sexual, superando os próprios questionamentos. ?Foi apenas nos últimos anos que cheguei à conclusão de que preferia viver com um homem?, declarou.

Ainda segundo ele, o esporte profissional luta contra estereótipos homossexuais, segundo os quais gays seriam incapazes de mostrar a mesma paixão e a mesma vontade de vencer. Por isso, segundo ele, a questão é tratada ainda com muito preconceito.

?Nunca tive vergonha de que seria assim como sou", declarou Hitzlsperger, que alega ter lidado com muitos companheiros compreensivos com a questão ao longo da carreira. ?Pense sobre isso. Você não pode deixar de se sentar à mesa com 20 companheiros bebendo, porque a maioria das piadas que fazem são razoavelmente engraçadas. As conversas sobre homossexualidade não são maciçamente ofensivas?, completou.

Revelado pelas categorias de base do Bayern de Munique, Hitzlsperger se profissionalizou em 2001 pelo Aston Villa, aos 19 anos. O jogador atuou ainda por Chesterfield (Inglaterra), Stuttgart, Lazio, West Ham, Wolfsburg e Everton, encerrando a carreira em setembro de 2013. Pela seleção da Alemanha, disputou a Copa das Confederações (2005), a Copa do Mundo (2006) e a Eurocopa (2008), sagrando-se vice-campeão europeu na última.

Fonte: Terra