Arqueiros querem difundir esporte no PI,diz associação do Clube de Arqueria

Associados do Clube de Arqueria Piauí apresentaram a estudantes da UFPI as técnicas para a prática do esporte

Ainda pouco difundido no Piauí, o tiro com arco pode ser o próximo esporte a fazer parte da grade curricular da graduação em Educação Física da Universidade Federal do Piauí.


Arqueiros querem difundir esporte no PI, diz associação

Durante a manhã do domingo (09), membros do Clube de Arqueria Piauí apresentaram a estudantes da UFPI como deve ser realizada a prática do esporte.

De acordo com o chefe do departamento de Educação Física da instituição, professor Sérgio Galan, a intenção da UFPI é trazer todos os esportes olímpicos, nos quais o tiro com arco está inserido.

?Estamos apresentando o esporte e incentivando os alunos a se interessarem, por isso estamos trazendo para dentro da Universidade com o objetivo de também difundir nas escolas?.

O Clube de Arqueria Piauí foi fundado há seis meses em Teresina e já realiza um trabalho social importante, de acordo com o presidente do clube, Emanuel Mendes. ?A princípio estamos difundindo o esporte com uma visão mais paralímpica, apresentando e dando oportunidade às pessoas com deficiência?.

Contudo, ele assegura que o esporte está disponível para qualquer pessoa interessada. ?Nós fazemos treinos todos os domingos, a partir das 8 horas da manhã, e recebemos quaisquer interessados no tiro com arco?, acrescentou.

Por ser recente, o clube ainda possui 13 membros, sendo quatro deles atletas. Os praticantes que escolhem este esporte ancestral (como também é chamado) podem acumular benefícios que vão desde os baixos custos da prática, melhora da postura, benefícios mentais, como o exercício da concentração, da paciência e da autoconfiança, por exemplo, além da segurança que o esporte oferece. ?É um dos esportes mais seguros, por ser regido por normas e regras muito rígidas?.

O professor de Educação Física, Sérgio Galan, afirmou que em aproximadamente 60 dias o campus da UFPI de Teresina abrirá um curso voltado para a formação de professores de arco e flecha. ?A Universidade é responsável por formar esses professores que irão difundir o esporte?.

Quem se interessar pelo esporte, basta procurar o Clube de Arqueria Piauí, situado na Avenida São José, no bairro Parque Jurema, zona Sudeste de Teresina.

Todos os domingos pela manhã são realizados os treinos e a orientação para as pessoas que estão tendo o primeiro contato com o arco e a flecha. ?A intenção principal é que os praticantes realmente se divirtam com o esporte?, disse um dos dirigentes do clube, João Victor Saraiva.

Fonte: Samira Ramalho