Atletas piauienses de Badminton são destaque em competição mundial

Dos atletas que vestiram a camisa do Brasil , 14 são do Piauí.

O Piauí deu vida à equipe brasileira no Campeonato Mundial Escolar de Badminton, realizado na República de Malta, sul da Itália. Dos 19 atletas que vestiram a camisa do Brasil no torneio, 14 são piauienses e cinco fazem parte de um projeto da Prefeitura de Teresina que está transformando suas vidas através do esporte.

Os estudantes fazem parte do Projeto Badminton na Escola, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) com a Associação de Badminton do Grande Dirceu (ASBAGDI). Mesmo sem o objetivo de formar atletas de alto nível, o projeto vem lapidando o talento de jovens da Escola Municipal Parque Itararé e região, oportunizando a participação dos atletas em grandes competições.

“O desempenho no Campeonato Mundial foi espetacular”, vibra o treinador e coordenador do Badminton na Escola, Fernando Vieira. Ele conta que a participação no torneio representa bem mais que uma competição, mas uma chance única dos jovens conhecerem novas culturas e entrarem em contato com outros idiomas. “Eles ficaram encantados com a experiência e se saíram muito bem. Em quadra a linguagem do esporte é universal”, destacou o treinador.

O Brasil conquistou 7º e 8º lugares por escola e por seleção, derrotando países consagrados na modalidade. Essa foi a primeira participação dos jovens atletas na competição internacional, arrancando aplausos de admiradores de todo o mundo. Com a pareceria da PMT, os estudantes também  participaram de outros campeonatos nacionais e internacionais, como Sul-Americanos e Pan- Americanos, sempre posicionados entre os melhores.


Atletas (Crédito: Divulgação)
Atletas (Crédito: Divulgação)
Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina