Austrália muda tom e elogia Vila: 'será a melhor de todas'

Ontem, os atletas haviam abandonado a vila por conta dos problemas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia após liderar a retirada da equipe olímpica australiana da Vila Olímpica e criticar o local para hospedagem de atletas construído para a Rio-2016, a chefe de missão do Comitê Olímpico Australiano, Kitty Chiller, mudou o tom. Em sua primeira entrevista coletiva concedida no Brasil, nesta segunda-feira (25), ela disse que os reparos na vila avançaram muito em 24 horas. Por conta disso, na quarta-feira os atletas australianos devem voltar ao condomínio.

Segundo Chiller, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve acompanhar a nova entrada dos australianos no condomínio.

"Hoje tem sido um dia muito positivo. Acredito que até amanhã todos os ajustes finais de limpeza terão sido feitos", afirmou ela. "Na quarta-feira, tenho um encontro com o prefeito Paes. Ele mesmo deve entregar as chaves da vila para nosso time."

Chiller havia criticado duramente a Vila Olímpica do Rio de Janeiro no domingo (24). A dirigentes australiana afirmou que o local não era seguro por conta de problemas em seu sistema elétrico e de gás. Chiller chegou a classificá-lo como inabitável enquanto atletas australianos deixavam o local. Nesta segunda, porém, ela elogiou o espaço.  "Essa será a melhor vila de todas."

Na entrevista, Chiller lembrou que, em março, havia visitado a Vila Ollimpica e ficado impressionada com o condomínio. Acontece que, no domingo, quando os atletas australianos entraram nos apartamentos, os problemas começaram a aparecer.

"Quando a gente começou a fazer isso, checar descargas e banheiros é que e a gente viu os problemas aparecendo. Vimos que a água começava a descer do teto, infiltrações, e vimos que não poderíamos ficar em um lugar assim", afirmou. "Eram 200 problemas. Hoje são cinco."

A chefe da missão australiana afirmou que, apesar dos contratempos, os atletas australianas estão felizes de estarem no Brasil. A boxeadora Shelley Watts, que já teve a oportunidade de entrar em um dos apartamentos, afirmou que gostou do que viu, apesar dos dos problemas. "A vila está linda. Criaram uma instalação muito legal e também segura, o que é muito importante", disse.

A delegação olímpica da Austrália abandonou a Vila Olímpica do Rio minutos depois de se hospederarem no local, na manhã de domingo (24). O Comitê Organizador Rio-2016 reconheceu os problemas na vila e colocou, nesta manhã, 600 operários para trabalharem no local. Os operários vão reparar defeitos, principalmente, em ligacões elétrica, de água e de esgoto dos apartamentos.

Embora só a delegação da Austrália tenha abandonado a Vila Olímpica conjuntamente, problemas foram registrados em apartamentos de todo condomínio, incluindo no prédio ocupado pelo Brasil. A prefeita da Vila Olímpica do Rio 2016, Janeth Arcain, disse que os reparos devem estar concluídos até quarta-feira.

Chiller, da missão australiana, afirmou que o Comitê Olímpico da Austrália está ajudando nos reparos dos apartamentos com recursos próprios. A dirigente disse também que, até agora, o comitê australiano é que está arcando com o custo da hospedagem de atletas que abandonaram a vila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES