Bahia derrota Botafogo e fica longe da degola

Bahia derrota Botafogo e fica longe da degola

O volante Fahel foi bem novamente contra sua ex-equipe neste domingo para ajudar o Bahia a garantir uma importante vitória

O volante Fahel foi bem novamente contra sua ex-equipe neste domingo para ajudar o Bahia a garantir uma importante vitória. Pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time tricolor recebeu no Estádio Pituaçu o Botafogo, que ainda sonha com o G-4, e venceu por 2 a 0, com um gol do ex-jogador do clube carioca. O triunfo deixou a equipe baiana ainda mais longe da zona de rebaixamento, se recuperando assim da derrota na última rodada, para o Internacional.

Com o gol deste domingo, Fahel repetiu a escrita do ano passado, quando também foi às redes no empate por 1 a 1 do Bahia com o Botafogo pelo Brasileiro, em Salvador. O resultado positivo, que teve ainda um gol de Hélder no final do jogo, fez com que o Bahia fosse aos 34 pontos e abrisse sete para o Sport, primeiro time na degola. Já o time carioca vai se complicando na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem, em sétimo na tabela, com 40 pontos, a sete do quarto colocado Vasco.

Pela próxima rodada, o Bahia vai ao Rio de Janeiro para pegar o Flamengo, time que tem a mesma pontuação e também quer afastar de vez a ameaça de queda à Série B. O jogo será na quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão. No mesmo local, mas no sábado, às 18h30, o Botafogo faz o clássico contra o líder e grande candidato ao título Fluminense.

Em Salvador, ambas as equipes entraram em campo com desfalques importantes. O Bahia não tinha o centroavante Souza, lesionado, e o Botafogo definiu instantes antes da partida que pouparia o meia Fellype Gabriel por conta de dores no joelho direito. Elias ganhou uma chance no time baiano e o uruguaio Lodeiro foi para o jogo na equipe carioca.

Vindo de três empates consecutivos, o Botafogo foi mais ofensivo no início e chegou a criar boas chances. No entanto, o gol do Bahia mudou o panorama do jogo, que parecia favorável aos visitantes. A equipe baiana, que até então não havia chegado ao gol de Jefferson, abriu o marcador aos 18min, quando Neto cobrou escanteio na primeira trave e Fahel apareceu para testar firme.

Em vantagem, o Bahia continuou sendo dominado pelo Botafogo, mas ao mesmo tempo se defendia bem para evitar o empate. No final do primeiro tempo, o time carioca quase marcou em uma sequência de boas chances. Primeiro, Andrezinho tabelou com Lodeiro e cruzou na área, mas não havia ninguém para completar. Depois, Lodeiro cabeceou escanteio para fora por pouco.

O segundo tempo veio e o Bahia conseguiu impor de vez a sua estratégia de jogo: se defendendo bem e tentando ampliar a vantagem nos contra-ataques. Liderado por Seedorf, que se desdobrava para tentar marcar e também chegar à frente, o Botafogo sentiu a falta de um centroavante. Sem conseguir concluir as jogadas, ainda acabou levando o segundo em um contragolpe finalizado por Hélder, que driblou Jefferson antes de fazer 2 a 0 e definir a vitória tricolor no Pituaçu.

Ficha técnica

BAHIA 2 x 0 BOTAFOGO

Gols

BAHIA:

Fahel, aos 18min do 1º tempo, e Hélder, aos 40min do 2º tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Fabinho), Diones, Hélder e Zé Roberto (Lulinha); Gabriel e Elias

Treinador: Jorginho

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel (Kleberson), Jadson (Vitor Júnior), Seedorf (Bruno Mendes), Lodeiro (Rafael Marques) e Andrezinho; Elkeson

Treinador: Oswaldo de Oliveira

Cartões amarelos

BAHIA: Titi

BOTAFOGO: Fábio Ferreira

Árbitro

Heber Roberto Lopes (PR)

Local

Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)

Fonte: Terra