Barcelona ouve vaias, mas consegue virada sobre Athletic e segue vivo no campeonato Espanhol

Barcelona ouve vaias, mas consegue virada sobre Athletic e segue vivo no campeonato Espanhol

Por alguns instantes, time catalão praticamente dá adeus à temporada, mas conta com grande jogada de Dani Alves e genialidade de Messi para reverter p

Por alguns minutos, o Camp Nou teve a sensação de fim de festa. Após a eliminação na Liga dos Campeões e a derrota para o Real Madrid na decisão da Copa do Rei, o Barcelona deu fortes indícios de que também iria jogar a toalha no disputado Campeonato Espanhol. Ledo engano. Neste domingo, o time catalão sofreu, mas conseguiu virar sobre a boa equipe do Athletic de Bilbao, no momento em que o Barça e o técnico Tata Martino vivem momentos de pressão. O placar de 2 a 1 foi construído com gols de Pedro e Messi. Aduriz marcou para os visitantes. Das tribunas, Neymar, Busquets, Piqué e Puyol - todos lesionados - sofreram e vibraram com a partida.

Uma derrota seria catastrófica para o Barcelona, que praticamente daria adeus ao Campeonato Espanhol. O triunfo, porém, manteve a equipe na briga. Com 81 pontos, o time saltou para a segunda colocação e ultrapassou o Real Madrid (79), que tem um jogo a menos. A quatro rodadas do fim, o time está a quatro pontos do líder Atlético de Madrid. A equipe catalã volta a campo no próximo domingo, quando visita o Villarreal, no El Madrigal.

O bom jogo do Athletic de Bilbao, por sua vez, só confirma o grande momento da equipe basca. Com 62 pontos, o clube é o quarto colocado e luta por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. A quatro rodadas do fim, o time é perseguido pelo Sevilla, que soma 59 pontos.

Quando a fase é ruim...

Um massacre catalão na etapa inicial. Mas quando a fase não é boa, a bola teima em não entrar. Com Xavi e Iniesta municiando o ataque formado por Messi, Pedro e Alexis Sánchez, o Barcelona conseguiu criar, mas não balançar as redes.

O time de Tata Martino teve oportunidades de todas as maneiras. Ora o goleiro Iraizoz brilhava, ora a trave fazia às vezes de salvadora. Logo no início, Messi chegou a balançar as redes. O argentino, porém, estava em posição irregular. Na sequência, Pedro, Iniesta, o próprio Messi e Sánchez tiveram ótimas oportunidades, mas pararam no inspirado Iraizoz. A melhor chance, no entanto, foi com o chileno, que carimbou o travessão após açucarado passe de Pedro.

Por outro lado, se não chegava ao ataque com a mesma frequência, o Athletic de Bilbao também criava e teve a melhor e mais bela oportunidade do primeiro tempo. Aos 29, Aduriz aproveitou cruzamento da direita e acertou uma belíssima bicicleta na trave. De tão bonito, o lance foi aplaudido pelo torcida catalã, enquanto o atacante se lamentava levando as mãos à cabeça.


Barcelona ouve vaias, mas consegue virada sobre o Athletic e segue vivo no Espanhol

Das vaias à virada

Aduriz lamentou muito a bola na trave, mas teve muito o que comemorar no início do segundo tempo. Logo aos quatro minutos, ele aproveitou uma falha clamorosa de Bartra e chutou cruzado para colocar o Athletic de Bilbao na frente: 1 a 0.

O gol não mudou o panorama do jogo, e os dois times continuaram criando oportunidades. A torcida catalã, no entanto, já mostrava sinais de impaciência e ensaiava as primeiras vaias, quando Daniel Alves, que até então não vinha bem no jogo, fez uma linda jogada individual pela direita e cruzou na área para Sánchez. O chileno chutou cruzado, e Pedro desviou para empatar, aos 26.

O gol incendiou o Barcelona, que precisou de apenas três minutos para virar. Aos 29 minutos, Messi cobrou com força falta sofrida por ele próprio na entrada da área e marcou o segundo. Delírio no Camp Nou. Foi o 26º gol do argentino, que disputa a artilharia do Campeonato Espanhol com Cristiano Ronaldo (28) e Diego Costa (27). Haja emoção nesta reta final. O torcedor espanhol agradece.

Fonte: Globo Esporte