Bernardinho ainda digere o fim da relação com a seleção: “De luto”

Ninguém gosta de perder, imagine então o multicampeão Bernardinho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ninguém gosta de perder, imagine então o multicampeão Bernardinho... O treinador do Rexona-Sesc/Rio de Janeiro, que acaba de abocanhar seu 12º título da Superliga, sabe que sua equipe terá extrema dificuldade para repetir o filme no Mundial de Clubes, de 9 a 14 de maio, em Kobe, no Japão, para onde viaja amanhã. Esse é o único título que lhe falta na longa lista de conquistas, com destaque para as duas medalhas de ouro olímpicas, uma delas no Rio-2016.

O Rio terá como rivais os melhores times do planeta, como o campeão europeu Vakif, de Istambul, Turquia, cujo elenco é uma verdadeira constelação, e o atual bicampeão mundial Eczacibasi, também de Istambul. Oito equipes, em dois grupos, jogarão entre si, e apenas as duas melhores de cada avançarão às semifinais.

Três clubes brasileiros já foram campeões mundiais no feminino. O campeonato foi realizado pela primeira vez em 1991, em São Paulo, e o Sadia ganhou. Em 1994, o Leite Moça, com sede em Sorocaba, conquistou o título derrotando o Parmalat/Matera, da Itália, em torneio realizado em Osasco, com Ana Moser como MVP. E em 2012, o Sollys/Nestlé subiu ao topo do pódio vencendo o Rabita Baku, do Azerbaijão, campeão de 2011, com Sheilla eleita a melhor jogadora da competição.

Bernardinho, de 56 anos, ficou desconfortável quando questionado sobre um torneio que não deve ganhar e, ao mesmo tempo, emotivo quando admitiu que ainda assimila a falta que a seleção brasileira lhe faz. Em um evento do Sesc, na última semana, ele deu entrevista mas se recusou a falar sobre política — especula-se que será candidato a governador do estado. Revelou, porém, que tem planos para trabalhar na área acadêmica, dar aula em universidades, e que seu segundo livro, em parceria com João Máximo, está prestes a ser lançado.

“Transformando suor em ouro” (2006) fala sobre liderança tendo como pano de fundo a geração de Giba, Gustavo, Ricardinho e Serginho, campeã olímpica em Atenas-2004 e mundial na Argentina, em 2002. No livro, Bernardinho continua essa história até a conquista do ouro no Rio-2016.

E já que terá férias inéditas no meio do ano, contou parte de seus planos, como a disputa de três provas de ciclismo, de cerca de 160 quilômetros, e, quem sabe, um meio Ironman (1.9 km de natação, 90 km de corrida e 21.1 km de corrida). Para isso, porém, terá de convencer seu médico.

TRISTEZA PELA SELEÇÃO

“Quando o Mundial terminar vou buscar outros objetivos, tenho mil desafios. Renan dal Zotto (novo técnico da seleção) sabe que poderá contar com a minha ajuda. Conversamos há uns 10 dias e foi ótimo. Mas, nesse momento, prefiro ficar um pouco longe porque dói não estar ali. A seleção não é minha. Ninguém é dono. Dei minha contribuição. Mas, quando paro e me lembro dos atletas que tive de cortar das Olimpíadas... Não quero viver isso de novo. Estou de luto. É normal ficar de luto quando se termina uma relação. Tenho que passar pelo luto, sem dramas, ‘keep working’.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES