Bernardinho anuncia lista de 18 nomes para o ano olímpico

Seleção brasileira inicia preparação para Olímpiadas

O técnico Bernadinho anunciou, nesta terça-feira (12), a lista de 18 convocados da seleção brasileira masculina de vôlei para a disputa da Liga Mundial e das Olimpíadas do Rio. Ele decidiu dar chances a Sidão, que se recuperou de uma cirurgia no ombro, ao experiente Wallace Martins e aos jovens Douglas Souza e Lucas Lóh. Ao longo do ano pré-olímpico, o técnico fez testes e promoveu um revezamento com o intuito de dar chances a todos os atletas e tirar dúvidas sobre os nomes que tentarão levar o Brasil de novo ao alto do pódio nos Jogos. Os 12 escolhidos que serão definidos até a entrada na Vila Olímpica no começo de agosto. 

Dia 5 de maio é o prazo para a lista final da Liga. Bernardinho informou que ainda tem em observação jogadores como Leandro Vissotto, Dante e Maurício Borges, que ainda estão em atividade fora do país. 

- Trabalhamos com números. Não é uma lista definitiva porque há jogadores em atividade no Japão e na Europa. Alguns estarão presentes na lista e outros não. Temos até 5 de maio para dar uma lista para a Liga Mundial (que pode chegar a 16 nomes) e temos até a entrada na Vila para definir os 12 que comporão a equipe do Brasil - disse.

A preparação terá início no dia 18 de abril, em Saquarema. Antes das Olimpíadas, em agosto, o Brasil disputará a Liga Mundial, a partir de 16 de junho. Na primeira semana, no Rio de Janeiro, a seleção enfrentará Irã, Argentina e Estados Unidos. Antes, a seleção fará amistosos contra Eslovênia, atual vice-campeã europeia nos dias 21 e 23 de maio, em Montes Claros, e mais outros dois contra o mesmo adversário no centro de treinamento, com portões fechados. Nos dias 2 e 4 junho enfrentará a Argentina, em Buenos Aires.

Sidão e Wallace em jogo da seleção brasileira  (Crédito: FIVB)
Sidão e Wallace em jogo da seleção brasileira (Crédito: FIVB)


A LISTA


Levantadores

Bruninho (Modena- ITA), Rapha (Taubaté) e William Arjona (Cruzeiro)

Centrais

Lucão (Modena - ITA), Isac (Cruzeiro), Eder (Cruzeiro), Mauricio Souza (Campinas) e Sidão (Sesi-SP)


Ponteiros

Lucarelli (Taubaté), Murilo (Sesi-SP), Lipe (Taubaté), Lucas Lóh (Campinas) e Douglas Souza (Sesi-SP)


Opostos 

Wallace (Cruzeiro), Wallace Martins (Campinas) e Evandro (Suntory Sunbirds - JAP)


Líberos

Serginho (Sesi-SP) e Tiago Brendle (Campinas)

Fonte: Com informações do GloboEsporte.com