Bike Explorer: Atletas se superam em circuito travado

14ª etapa aconteceu no último domingo no Sítio Mangaratiba

Image title

A 14ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento oficial da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP aconteceu neste domingo (dia 1º) no Sítio Mangaratiba, próximo à BR 343, em Teresina. A prova reuniu atletas em todas as categorias que pontuam no campeonato e ainda as categorias Turismo e Peso Pesado, essa uma inovação do organizador do Circuito Bike Explorer, empresário e ciclista Fábio Gayoso. 

Cerca de 80 bikers participaram e muitos não puderam participar, por participarem de outras competições, como os 100 Km de Ciclismo de Brasília, no Distrito Federal, que contou com atletas das categorias Júnior e Juvenil. O Circuito Bike Explorer teve uma trilha de percurso não muito longo, com 4,1 Km, mas bastante técnica e travada, com alguns trechos de areia e uma subida longa, que deixou muitos participantes suando, embora o clima só começou a ficar mais forte, depois das 11 horas da manhã, quando a prova já estava terminado.

 Image title

O circuito foi dividido em duas baterias; a primeira teve largada às 7 horas da manhã para as categorias do feminino, Over-50, Master B-1 e B-2, Turismo e Peso Pesado. Às 9 horas, com o término da primeira baterias, na qual os atletas fizeram entre três e seis voltas no percurso, largaram as categorias consideradas mais rápidas e fortes, entre elas a Elite masculino, Júnior, Sub-23, Sub-30, Master A-1 e A-2. As categorias mais fortes, como Elite, Sub-23 e Sub-30 fecharam a prova em torno de uma hora de pedaladas, perfazendo oito voltas no circuito.

Na categoria Elite masculina, a briga entre as primeiras colocações foi travada entre o vencedor da prova Francisco Edio, Pedro Igor, que chegou em segundo e o terceiro colocado Antonio Marcelo Trindade, este que lidera o campeonato com folga. Francisco Edio (Equipe Giro Alto) mora no município de Demerval Lobão, a 30 Km de Teresina, e competiu com uma Specialized emprestada, de alto nível. “Acho que a minha vitória se deve à maratona de provas que venho realizando, aos treinos puxados e por usar um bom equipamento”, disse o estudante da UFPI de medicina veterinária, de 24 anos, que trabalha como técnico agrícola e ainda não pode comprar uma bike de alto nível para disputar as provas.

Na Elite feminina, a atleta Karine Frota, de Teresina, 30 anos, vem mostrando que tem potencial, afinal com apenas um ano no mountain bike, ela vem obtendo um crescimento surpreendente, como a vitória de hoje, à frente de atletas mais experientes, como Lidiana Alves.  Karine, da Equipe Evo Pro Team, se destacou das adversárias e comemorou muito junto aos demais atletas de sua equipe. “Devo à minha vitória à minha garra e amor ao esporte e também às minhas treinadores, entre elas a Viviane Lourenço, de São Paulo (Alta Performance Assessoria Esportiva)”, disse a atleta.

A próxima etapa do campeonato será no próximo dia 08 de novembro, também no estilo XCO, com a Copa Nordeste de MTB, no Sítio Boi Não Berra, a cerca de 17 km de Teresina, na estrada de União. A prova acumula pontos preciosos para o Campeonato Piauiense, tendo a maior pontuação das provas da temporada e ainda definirá os campeões nordestinos da modalidade. Espera-se a presença de pelo menos cinco estados da região, em torno de 200 competidores.

Image title

Image title


RESULTADO CIRCUITO BIKE EXPLORER – 14ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MTB 2015

Elite Feminino
1º - Karine Frota
2º - Vitória Simara
3º - Lidiana Alves
4º - Daliana Sousa
Master Feminino
1º - Ananda de Oliveira
2º - Luana Porto
Over-50
1º - Aldo Ferro
2º - Joselito Gomes
3º - Ancélio da Penha
4º - Senhor Oliveira
5º - Edvaldo Santos
Master B-1
1º - Ernane de Castro
2º - Fábio Nogueira
3º - Rômulo Vitorino
4º - Marcelo Siqueira
5º - Francisco Durval
Master B-2
1º - José Ribamar
2º - Rogério Alves
3º - Raimundo Pessoa
4º - Sérgio Marques
Master A-1
1º - Rogério Ferreira
2º - Vinicius Salomão
3º - Luís Marcelo
4º -Nilo Weber Veloso Neto
5º - Marcílio Thiago
Master A-2
1º - Lindomar Ferreira
2º - José Carlos
3º - Delano Rocha Rodrigues
4º -Marcos Vinícius
5º - Raimundo Nonato
Junior
1º - Hudson Cristian
2º - Daniel Cavalcante
3º - Manoel Fortuna
4º -Henrique Sousa Vieira
Sub-23
1º - Erick dos Santos
2º - Cronwell Andrade
Sub-30
1º - Almir Francisco
2º - Fabrício de Abreu
3º - Francisco Guilherme
4º - Francisco Alberto
5º - Jonas de Sousa
Elite Masculino
1º - Francisco Edio
2º - Pedro Igor
3º - Antonio Marcelo Trindade
4º - Joceano Lustosa
5º - Deybth de Oliveira


Image title

Image title


Fonte: Portal MN