Bola de Ouro: Neymar figura entre os 23 finalistas ao lado de Messi e CR7; veja lista!

Bola de Ouro: Neymar figura entre os 23 finalistas ao lado de Messi e CR7; veja lista!

Em 2011, quando se sagrou campeão da Taça Libertadores e vice no Mundial de Clubes, Neymar foi escolhido o 10º melhor jogador do planeta com 1,12% do

A exemplo do que já acontecera na temporada passada, Neymar voltará a brigar com Messi e Cristiano Ronaldo pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. A Fifa e a revista France Football anunciaram os nomes dos três craques na lista com os 23 finalistas da Bola de Ouro nesta segunda-feira, assim como sete jogadores da seleção espanhola, além de outros destaques como Mario Balotelli, Zlatan Ibrahimovic e Robin Van Persie.

Apesar de ter superado o argentino e o português em número de gols aos 20 anos de idade (são 139, contra 51 de Messi e 36 de Cristiano), Neymar tem mais concorrentes do que expectativa em estar presente entre os três melhores daqui a um mês. O marfinense Didier Drogba, decisivo no título da Liga dos Campeões com o Chelsea e atualmente no Shanghai Shenhua, da China, o colombiano Falcao García, campeão da Liga Europa e da Supercopa Europeia com o Atlético de Madri, Andrés Iniesta, do Barcelona e melhor jogador da Eurocopa com a camisa da Espanha, e Andrea Pirlo, do Juventus e da Itália, são outros favoritos.

Em 2011, quando se sagrou campeão da Taça Libertadores e vice no Mundial de Clubes, Neymar foi escolhido o 10º melhor jogador do planeta com 1,12% dos votos. Xavi Hernández, o terceiro, contou com 6,01% da preferência. O santista é agora o único representante do Brasil, que também contou com o lateral-direito Daniel Alves na eleição de 2011 - o jogador do Barcelona foi o 1º, com 0,34%. O zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, foi outra ausência sentida.

Campeã da Eurocopa, a Espanha é novamente o país com mais nomes: Sergio Busquets, Iniesta, Piqué e Xavi Hernández, do Barcelona, e Casillas, Sergio Ramos e Xabi Alonso, do Real Madrid. Em 2011 também foram sete indicados, com Cesc Fàbregas e David Villa presentes. A Itália, vice-campeã na Polônia e Ucrânia, conta com três nomes: Mario Balotelli, Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo.

Entre os clubes, o Real Madrid tem seis atletas na lista graças também às presenças do atacante francês Karim Benzema e do meia alemão Mesut Özil. O Barcelona vem logo atrás, com cinco jogadores - Lionel Messi segue sendo o favorito para levantar o prêmio pela quarta vez seguida, feito nunca antes repetido.Foi durante o ?reinado? do argentino que a Fifa e a France Football decidiram, em 2010, unificar o prêmio, agora chamado de Bola de Ouro da Fifa.

Finalistas da Liga dos Campeões, em maio, Chelsea e Bayern de Munique são apenas coadjuvantes na lista. Os Blues contam somente com Didier Drogba, já transferido ao futebol chinês, enquanto os bávaros foram representados pelo goleiro Manuel Neuer. Os meio-campistas Thomas Müller e Bastian Schweinsteiger estiveram na lista de 2011.

O anúncio dos três finalistas para a disputa da Bola de Ouro será realizado no dia 29 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, que receberá em 1º de dezembro o sorteio da Copa das Confederações de 2013. Já o vencedor do prêmio será conhecido dia 7 de janeiro, em cerimônia na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

O vencedor será o mais votado pelos treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas da revista francesa ?France Football?. A novidade nesta temporada é que jogadores e técnico poderão escolher atletas de seu próprio país.

A Fifa também divulgou a lista dos candidatos ao prêmio de melhor treinador do ano. Mesmo tendo trabalhado apenas no primeiro semestre, Josep Guardiola concorre pelo Barcelona. O seu antigo rival, José Mourinho, também está presente entre os dez escolhidos. Vicente Del Bosque (Espanha), Roberto Di Matteo (Chelsea), Alex Ferguson (Manchester United), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City) e Cesare Prandelli (Itália) são os indicados restantes. Assim como com os atletas, apenas três seguirão adiante no dia 29 de novembro.

Confira a lista dos 23:

Sergio Agüero (Argentina / Manchester City)

Mario Balotelli (Itália / Manchester City)

Karim Benzema (França / Real Madrid)

Gianluigi Buffon (Itália / Juventus)

Sergio Busquets (Espanha / Barcelona)

Iker Casillas (Espanha / Real Madrid)

Didier Drogba (Costa do Marfim / Chelsea e Shanghai Shenhua)

Radamel Falcao García (Colômbia / Atlético de Madri)

Zlatan Ibrahimovic (Suécia / Milan e Paris Saint-Germain)

Andrés Iniesta (Espanha / Barcelona)

Lionel Messi (Argentina / Barcelona)

Manuel Neuer (Alemanha / Bayern de Munique)

Neymar (Brasil / Santos)

Mesut Özil (Alemanha / Real Madrid)

Gerard Piqué (Espanha / Barcelona)

Andrea Pirlo (Itália / Juventus)

Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid)

Cristiano Ronaldo (Portugal / Real Madrid)

Wayne Rooney (Inglaterra / Manchester United)

Yaya Touré (Costa do Marfim / Manchester City)

Robin van Persie (Holanda / Arsenal e Manchester United)

Xabi Alonso (Espanha / Real Madrid)

Xavi Hernández (Espanha / Barcelona)

Fonte: Globo Esporte