Botafogo desbanca Flamengo e vira favorito no clássico

Botafogo desbanca Flamengo e vira favorito no clássico

Time alvinegro está invicto na temporada contra rival rubro-negro

Botafogo e Flamengo já se enfrentaram três vezes no ano. Em todas as partidas, válidas pelo Estadual, o time rubro-negro era apontado como favorito absoluto. Afinal de contas, era o atual campeão brasileiro e tinha no ataque Adriano e Vagner Love. Contudo, a equipe alvinegra não perdeu nenhum jogo para o rival na temporada, sagrou-se campeã estadual em cima do clube da Gávea e, de quebra, passou a ser mais cotada para vencer o clássico desta quarta-feira (14).

Será a reestreia de ambos no Campeonato Brasileiro, no Maracanã, às 21h. Na tabela de classificação, igualdade, com nove pontos para cada lado. Porém, o tempo de preparação durante o recesso do Brasileirão para a Copa do Mundo reforça a cotação do Botafogo.

Além de ter mantido a base do primeiro semestre, o elenco alvinegro viveu dias de calmaria e até certa euforia, com as contratações de Maicosuel e Jobson e o desempenho de Loco Abreu pela seleção do Uruguai, na Copa do Mundo. Por outro lado, sossego foi algo que o elenco flamenguista não conseguiu ter.

Mesmo tendo se isolado alguns dias em Itu (SP), os jogadores não conseguiram ficar longe da polêmica envolvendo o goleiro Bruno, antigo capitão da equipe. O atleta é suspeito do desaparecimento de Eliza Samudio e está preso temporariamente. O técnico Rogério Lourenço admitiu que o fato abalou o grupo.

- É óbvio que as conversas existem, até porque acompanhamos os fatos. Todos têm sentido. Alguns têm uma amizade maior com o Bruno, uma relação de quatro anos no clube e não tem como não mexer, mas a vida segue.

Além de ter efetivado Marcelo Lomba como novo titular do gol, o treinador precisou mexer também no setor ofensivo. Sem contar mais com os badalados Adriano e Vagner Love e com escassez de jogadores para a posição, o jeito foi improvisar e apostar na garotada. Com isso, Diego Mauricio, de 18 anos, formará dupla com o meia Vinicius Pacheco, que atuará avançado, e não esconde o nervosismo.

- Ansioso a gente sempre fica. Não tem jeito. Fico feliz com essa oportunidade. Estou há muito tempo buscando meu espaço e, agora que a chance de ser titular chegou, vou fazer o máximo para dar muitas alegrias à essa torcida maravilhosa do Flamengo.

Se o Flamengo apresentará novidades, o torcedor do Botafogo verá rostos antigos. Nove jogadores que estarão em campo participaram da decisão da Taça Rio que deu o título ao clube diante do rival rubro-negro. Na temporada, foram dois triunfos e um empate nos confrontos contra o time a Gávea, o que faz o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro apostar em uma equipe flamenguista mordida.

- Se existe favoritismo de algum lado, é só até a bola rolar. Podemos ter a vantagem de termos a mesma base, enquanto o Flamengo perdeu jogadores e o seu ataque titular. Mas é um clássico e o Flamengo vai ter muitos jogadores motivados em tentar vencer o Botafogo pela primeira vez no ano.

Fonte: R7, www.r7.com