Brasil é o 2º time mais caro da Copa das Confederações; confira lista!

O site alemão Transfermarkt fez um levantamento do valor financeiro dos jogadores das seleções participantes do torneio

Realizada entre os dias 15 e 30 de junho, a Copa das Confederações terá a participação de oito equipes. O torneio é disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, Conmebol, Concacaf, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão da Copa do Mundo e do país sede.

O site alemão Transfermarkt fez um levantamento do valor financeiro dos jogadores das seleções participantes do torneio. Confira:

#1 - ESPANHA

Valor de mercado: 630 milhões de euros

Jogador mais valioso: Iniesta - 70 milhões de euros.

A Espanha chega à Copa das Confederações como grande favorita. Com a base do time formada por jogadores do Barcelona e Real Madrid, possui um controle de posse de bola que beira a perfeição, entrosamento, qualidade no passe e marcação avançada. O capitão Xabi Alonso, cortado da equipe devido a uma pubalgia, é a grande baixa da equipe. Os detaques são os meio-campistas do Barcelona, Xavi e Iniesta, cérebros da equipe. Todas as jogadas passam pelos pés dos craques do Barcelona.

#2 - BRASIL

Valor de mercado: 442 milhões de euros.

Jogador mais valioso: Neymar - 57 milhões de euros.

Apesar de não viver um grande momento, a seleção brasileira tem a missão de recuperar a moral dos pentacampeões mundiais. Felipão deu inicio à famosa "familia Felipão" e espera montar uma base forte para a Copa do Mundo de 2014. O atacante Neymar e os zagueiros Tiago Silva e David Luis são, hoje, os destaques da seleção canarinho.

#3 - ITÁLIA

Valor de mercado: 285,1 milhões de euros.

Jogador mais valioso: De Rossi - 30 milhões de euros.

Com muita força e eficiência defensiva, a Itália passou por uma reformulação após o fiasco do envelhecido time na Copa do Mundo de 2010. Mesmo assim, os tetracampeões mundiais são sempre favoritos ao título. Destaque para Mario Balotelli, o polêmico atacante do Milan, jogador de muita força e raça, e o veterano Andrea Pirlo, maestro do meio-campo da Juventus de Turim.

#4 - URUGUAI

Valor de Mercado: 200 milhões de euros.

Jogador mais valioso: Cavani - 45 milhões de euros.

Melhor seleção sul-americana na Copa de 2010 ao terminar no quarto lugar, e campeã da Copa América em 2011 ? que a credenciou a Copa das Confederações ?, a Celeste Olímpica vive um mal momento e está com a participação no mundial de 2014 ameaçada. Nas eliminatórias sul-americanas para a Copa, ocupa apenas a sexta posição. Os atacantes Cavani (Napoli) e Luis Soares (Liverpool) são os grandes destaques da equipe, juntamente com o meio campista Fórlan, que joga no Inter de Porto Alegre.

#5 - NIGÉRIA

Valor de mercado: 89,1 milhões de euros.

Jogador mais valioso: Obi Mikel - 23 milhões de euros.

A Nigéria pode ser considerada uma surpresa na Copa das Confederações. A seleção vem fazendo um trabalho de renovação, e chega confiante após derrotar a poderosa Costa do Marfim na final da Copa da África. A equipe aposta boa parte de suas fichas na versatilidade de John Obi Mikel. Volante no Chelsea, ele joga mais avançado na seleção e é o responsável pela armação das jogadas. No gol, um jogador experiente: Vincent Enyeama, um dos destaques da última Copa do Mundo. O outro pilar da equipe também vem do Chelsea: Victor Moses. Muito veloz e habilidoso, é o desafogo da equipe pelos lados do campo.

#6 - MÉXICO

Valor de mercado: 81,25 milhões de euros.

Jogador mais valioso: Chicharito Hernandez - 22 milhões de euros.

Atual campeão Olímpico, o México tenta dar um passo adiante e ganhar um espaço mais representativo no futebol mundial. Com presença constante nas últimas Copas do Mundo, a equipe mexicana promete surpreender os grandes - como costuma fazer com o Brasil, freguês de carteirinha. O atacante Chicharito Hernandez do Manchester United da Inglaterra, que infernizou a defesa brasileira na final das Olimpíadas, promete apimentar as defesas adversárias.

#7 - JAPÃO

Valor de mercado: 75,45 milhões de euros.

Jogador mais valioso: Kagawa - 21 milhões de euros.

Campeão da Copa da Ásia, o Japão ocupa hoje a 24ª posição no ranking da FIFA. A seleção japonesa aposta nos jogadores Shnji Kagawa e Keisuke Honda para surpreender o Brasil no jogo de estreia do torneio. Se antes tinha muitos atletas que eram desconhecidos e que atuavam principalmente em seu próprio país, hoje, os japoneses possuem uma seleção cada vez mais forte e que se destaca na Ásia. O time nipônico já garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014.

#8 - TAITI

Valor de mercado: 1,35 milhão de euros.

Jogador mais valioso: Vahiura - 400 mil euros.

Campeão da Copa das Nações da Oceania, a seleção taitiana é formada basicamente por jogadores amadores. O zagueiro e capitão Nicolas Vallar é o líder de uma equipe que é quase uma família. Alvin, Jonathan e Teaonui formam o clã Tehau na seleção. Teaonui é primo dos outros três atletas, que são irmãos, sendo que Lorenzo e Alvin são gêmeos.

Fonte: GQ