Brasil leva medalha ouro no vôlei de praia com Alison e Emanuel

Brasil leva medalha ouro no vôlei de praia com Alison e Emanuel

Alison e Emanuel chegaram a Guadalajara com o favoritismo pela conquista do ouro, mas tiveram alguns contratempo

Sem sustos e sem permitir resistência, os brasileiros Alison e Emanuel conquistaram, neste sábado, a medalha de ouro no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na final contra os venezuelanos Hernandez e Mussa, triunfaram com domínio absoluto da partida, fechando o confronto em 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/12.

Alison e Emanuel chegaram a Guadalajara com o favoritismo pela conquista do ouro, mas tiveram alguns contratempos durante a campanha. Na primeira fase, foram surpreendentemente derrotados pelos cubanos Gonzales e Piña. Já na semifinal, sofreram para passar pelos mexicanos Miramontes e Virgen.

Contra os "donos da casa", em Puerto Vallarta, Ricardo e Emanuel precisaram superar também a pressão da torcida, que empurrou os mexicanos durante todo o tempo, incendiando a partida. O ambiente neste sábado para a decisão era bem diferente, apesar de o Estádio Pan-Americano de Vôlei de Praia estar praticamente lotado.

Assim, o paranaense Emanuel, 38 anos, consegue o bicampeonato do Pan, já que ficou com o ouro também em 2007, no Rio de Janeiro, quando ainda fazia dupla com Ricardo. Já o capixaba Alison, 25 anos, chega a sua primeira medalha pan-americana. Líderes do ranking mundial, os brasileiros venceram todas as competições disputadas em 2011: também foram os melhores também no Circuito Mundial, por antecipação, e no Campeonato Mundial.

As duplas começaram a partida de maneira equilibrada e, aos poucos, os brasileiros foram tomando a frente do marcador: primeiro ao abrir vantagem de quatro pontos, fazendo 12 a 8. Alison e Emanuel fecharam o primeiro set por 21 a 17 em um erro de saque dos venezuelanos.

O segundo set foi ainda mais tranquilo para os brasileiros, que contaram com mais erros dos venezuelanos. Sequer perderam a liderança no placar. O ponto do título definiu a parcial de 21 a 12.



Fonte: Terra