Brasil terá outro campeão na Fórmula 1?

Motivos para algum piloto brasileiro ser ou não primeiro colocado na categoria

Desde o último título de Ayrton Senna, o Brasil não consegue trazer um título para casa. O R7 listou alguns motivos para os brasileiros trazerem ou não mais um troféu para o país.

Por que não

Segundos pilotos

Os brasileiros não conseguem superar seus companheiros de equipe nas principais escuderias. Inclusive algumas das últimas polêmicas envolvendo jogo de equipe acabaram envolvendo e custando posições de pilotos brasileiros.

Falta de sorte

Esse é um caso que atingiu muito Felipe Massa na temporada de 2008. O piloto sofreu todo tipo de problema durante a temporada, desde uma mangueira que não foi retirada do carro em um reabastecimento até um motor que quebrou na última volta. Isso sem contar que o brasileiro perdeu o título na última curva em pleno circuito de Interlagos.

Enorme quantidade de europeus

Cada vez mais aparecem jovens talentos da Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra ou França e suas entradas na categoria é facilitada pela proximidade com as escuderias e com os patrocinadores. E quanto mais europeus guiando em grandes equipes, menores as chances de brasileiros aparecerem em condições de título.

Por que sim

Lucas di Grassi e Bruno Senna

Apesar das escuderias fracas nas quais eles correm, os dois brasileiros já mostraram talento em outras categorias do automobilismo e uma chance em alguma equipe grande poderia ser o passo para qualquer desses pilotos brigar por um título. Di Grassi inclusive já foi vice-campeão na GP2.

Dois brasileiros em equipes grandes

A presença de Felipe Massa e Rubens Barrichello em grandes escuderias é sempre uma perspectiva de títulos. Principalmente para o piloto da Ferrari. Porém é necessário que ele consiga mais pontos no início de temporada para não ficar à mercê de um jogo de equipe.

Material humano

O brasileiro é um amante da velocidade e a cada dia aparecem mais garotos que se preparam para uma carreira de sucesso no automobilismo. Com essa quantidade de talentos, sempre são boas as chances de aparecer um grande piloto em condições de ser um campeão do mundo na Fórmula 1.

Fonte: R7, www.r7.com