SEÇÕES

Brasil é o 1º país a se classificar para a Copa do Mundo de 2018

Os próximos serão contra Equador, dentro de casa, e Colômbia fora

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitória por 2 a 1 do Peru sobre o Uruguai na madrugada desta quarta-feira (29) confirmou matematicamente a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2018. A seleção, que bateu o Paraguai mais cedo por 3 a 0, é a primeira em todo o mundo a conquistar sua vaga via Eliminatórias, juntando-se ao país-sede, a Rússia, como os únicos dois confirmados no torneio até o momento.

Com 33 pontos e quatro rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas faltando, o Brasil não pode mais terminar fora das quatro primeiras posições, que dão vaga direta ao Mundial.

Após um início irregular sob o comando de Dunga, a classificação antecipada foi alcançada com um desempenho impressionante desde a estreia de Tite, em setembro. Foram oito vitórias em oito jogos, uma sequência inédita para o Brasil nas Eliminatórias. O resultado do Peru sobre o Uruguai apenas carimbou uma vaga que estava virtualmente garantida.

Desta forma, o Brasil se mantém como a única seleção do mundo a disputar todas as Copas na história. O Mundial da Rússia será a 21ª vez que a seleção brasileira jogará o principal torneio do futebol mundial.. 

BRASIL VENCEU O PARAGUAI POR 3 A 0

O encanto da torcida brasileira com a seleção de Tite segue vivo. Nesta terça-feira (28), contra um Paraguai competitivo ao extremo e muito fechado na defesa, a seleção venceu por 3 a 0 na Arena Corinthians e alcançou sua oitava vitória em oito jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

O primeiro e mais importante gol foi marcado por Coutinho, na etapa inicial, com um chute de fora da área. A vitória foi construída ainda por Neymar, que voltou a ter grande atuação (ele ainda teve pênalti perdido e outro gol.anulado), e fechada em lindo lance de Marcelo no final..

O Brasil não vencia o Paraguai desde 2009 - eram quatro empates desde então, com direito a duas eliminações nos pênaltis na Copa América em 2011 e 2015.

O resultado deixa o Brasil com 33 pontos, tranquilo na liderança. A seleção volta a jogar pelas Eliminatórias só em 31 de agosto, contra o Equador, e depois pega a Colômbia em 5 de setembro.


O JOGO

A Seleção Brasileira já havia amansado o sempre exigente público paulista antes mesmo de entrar em campo. A série invicta sob o comando de Tite fazia até quem não é corintiano idolatrar o treinador minutos antes de a partida contra o Paraguai começar em Itaquera. Para os torcedores do clube proprietário do estádio, a festa se estendia a jogadores como Marquinhos, Fagner e Renato Augusto - e mesmo para um adversário, o atacante Ángel Romero, reserva da equipe paraguaia.

Quando a bola rolou, o Paraguai pareceu sentir a pressão. Jogou a bola bizarramente para a lateral logo na saída de jogo, no meio-campo. Do outro lado, o Brasil contava com a tranquilidade mostrada em compromissos recentes - como quando teve paciência para alcançar uma goleada por 4 a 1 sobre o Uruguai, de virada, em Montevidéu - para superar o estilo de jogo pouco corajoso dos visitantes.


A ordem de Tite era fazer a bola rodar de um lado a outro do gramado, à procura de espaços na fechada defesa paraguaia. O capitão Neymar se mostrou a principal válvula de escape brasileira, levantando o público com as suas fintas e sendo ele próprio erguido pelos paraguaios, que o brecavam com faltas. Nas cobranças, quem aparecia bem era o goleiro Antony Silva.

O outro goleiro em campo, Alisson, permanecia com o seu uniforme verde limpo. Com somente 25% de posse de bola, o Paraguai não representava uma ameaça quando avançava à base de chutões e da velocidade de Derlis González. Sem se assustar, a torcida brasileira era mais estimulada pelos tiros de meta cobrados por Antony Silva, marcados pelos berros de "bicha". O furor homofóbico era tamanho que fez o animado locutor de Itaquera pedir "respeito" ao oponente - e ser repreendido com vaias.

Como o placar permaneceu zerado durante mais de meia hora, os gritos de "bicha" passaram a se alternar com o silêncio quando o Brasil estava com a bola, com entusiasmo esporádico com algumas jogadas de efeito (como em um chapéu aplicado por Fagner). Aos 33 minutos, porém, Philippe Coutinho fez o público recobrar a vibração. Ele carregou da direita para o meio, tabelou com Paulinho, que devolveu de calcanhar, e finalizou no canto para anotar 1 a 0.

Ao coro de "o campeão voltou", os torcedores brasileiros só voltaram a se manifestar negativamente outra vez depois do intervalo, quando o experiente zagueiro Thiago Silva (marcado pelo choro na Copa do Mundo de 2014) substituiu o ex-corintiano Marquinhos. No Paraguai, Arce apostou no meia Óscar Romero, o irmão gêmeo de Ángel Romero, na vaga de Almirón.

Com duas peças diferentes no gramado, o jogo seguiu o mesmo. Ainda superior, a Seleção Brasileira teve a grande chance para ampliar o marcador aos cinco minutos. Neymar carregou a bola para dentro da área, passou por Paulo da Silva e caiu ao encontrar a perna de Rodrigo Rojas. Pênalti. O próprio astro do Barcelona cobrou - mal - e parou na defesa de Antony Silva.

"Neymar! Neymar! Neymar!", apoiaram os torcedores, sem se importar por terem sido frustrados ao gravar o pênalti perdido com seus telefones celulares. O atacante justificou o voto de confiança. Aos 18 minutos, ele voltou a avançar pelo lado esquerdo da área paraguaia, deu um drible de corpo no seu marcador e chutou. A bola desviou no meio do caminho e entrou.

Pouco mais tarde, Neymar voltou a colocar a bola na rede mais ou menos daquela distância, com uma conclusão cruzada, após dar sequência a uma jogada que ele mesmo pareceu acreditar estar em impedimento. Com atraso - o astro brasileiro já comemorava com a bandeirinha de escanteio -, a arbitragem invalidou o que seria o terceiro gol da equipe de Tite.

Aos 30 minutos, a torcida local esqueceu o protesto contra o árbitro para ovacionar um adversário. Ángel Romero, atacante do Corinthians, substituiu Cecilio Domínguez e foi ovacionado pela parte do público mais habituada a frequentar o estádio da Zona Leste paulistana. Não muito tempo depois, todos os brasileiros já estavam unidos outra vez para gritar "olé".

Embora a Seleção não diminuísse o ritmo, Tite resolveu mexer nos minutos finais, com as entradas de Diego Souza e Willian nas posições de Roberto Firmino e Philippe Coutinho. Antes disso, houve tempo de marcar o terceiro gol. Aos 40, Marcelo foi outro a receber uma assistência de calcanhar de Paulinho e completou por cima de Antony Silva para fechar a contagem em Itaquera.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 3 X 0 PARAGUAI

Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)

Data: 28 de março de 2017, terça-feira

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Víctor Carrillo (Peru)

Assistentes: Jonny Bossio e Coty Carrera (ambos do Peru)

Público: 44.378 pagantes

Renda: R$ 12.323.925,00

Cartões amarelos: Bruno Valdez, Rodrigo Rojas e Cecilio Domínguez (Paraguai)

Gols: BRASIL: Philippe Coutinho, aos 33 minutos do primeiro tempo, Neymar, aos 18, e Marcelo, aos 40 minutos do segundo tempo

BRASIL: Alisson; Fagner, Marquinhos (Thiago Silva), Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho (Willian), Renato Augusto e Neymar; Roberto Firmino (Diego Souza)

Técnico: Tite

PARAGUAI: Antony Silva, Bruno Valdez, Paulo da Silva, Dario Verón e Junior Alonso; Cristian Riveros, Rodrigo Rojas, Hernan Perez e Almirón (Óscar Romero); Derlis González (Federico Santander) e Cecilio Domínguez (Ángel Romero)

Técnico: Francisco Arce



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos