Brasileiro Flávio Canto vence cinco por ippon e leva ouro na Copa do Mundo de Lisboa

Brasileiro Flávio Canto vence cinco por ippon e leva ouro na Copa do Mundo de Lisboa

Ele conquistou o ouro na categoria até 81 kg da Copa do Mundo de Lisboa

Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, o brasileiro Flávio Canto venceu suas cinco lutas por ippon neste domingo e conquistou o ouro na categoria até 81 kg da Copa do Mundo de Lisboa. Na final, ele derrotou, pela primeira vez na carreira, o americano Travis Stevens. Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) foram bronze.

O Brasil deixa a competição na quarta colocação, atrás de França, Portugal e Alemanha. No sábado, Breno Alves (-60kg) tinha conquistado um bronze. A Copa do Mundo de Lisboa conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ). A seleção feminina competiu em Tallin, na Estônia, mas não conquistou medalhas.

Na estreia em Lisboa, Canto bateu o tcheco Josef Kopecky. Depois, passou pelo francês Vincent Boussiron e pelo italiano Matteo Marconcini. Nas semifinais, derrotou o japonês Takahiro Nakai.

Tiago Camilo conquistou sua quarta medalha em Copas do Mundo. Após três vitórias por ippon, ele foi superado pelo francês Ludovic Gobert. Na disputa pelo bronze, bateu o argelino Lyes Bouwakoub por ippon.

Campeão na etapa de Madri, Rafael Silva foi parado pelo francês bicampeão mundial Teddy Riner. Na luta pelo bronze, forçou três punições sobre o lituano Marius Paskevicius e ficou com a medalha.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com