Campeonato Brasileiro: Botafogo faz 2 a 0 no São Paulo e encosta no vice-líder Corinthians

Campeonato Brasileiro: Botafogo faz 2 a 0 no São Paulo e encosta no vice-líder Corinthians

Com 37 pontos, os comandados de Joel Santana estão apenas um ponto atrás do time do Parque São Jorge

Com uma atuação convincente no Engenhão, o Botafogo pôs fim à sequência de três vitórias consecutivas do São Paulo e derrotou a equipe tricolor por 2 a 0 neste domingo. Titular, Loco Abreu voltou a ser decisivo e abriu o placar do triunfo; Edno fez o segundo. O resultado manteve a boa fase do time alvinegro, que colou no vice-líder Corinthians na classificação.

Com 37 pontos, os comandados de Joel Santana estão apenas um ponto atrás do time do Parque São Jorge, que tem um jogo a menos. O líder ainda é o Fluminense, com 41. Já o São Paulo parou nos 28 pontos com a derrota e ficou na zona intermediária da tabela.

O Botafogo começou apertando a saída de bola do São Paulo e assumindo o controle do ritmo da partida. Porém, apesar do maior volume de jogo, os cariocas insistiam demais nos levantamentos para Loco Abreu na área e facilitavam o trabalha da defesa tricolor, que contou com Xandão e Samuel.

Aos 9min, Marcelo Cordeiro sentiu contusão e deu lugar a Edno na ala esquerda da equipe alvinegra. O andamento da partida continuou lento, com os times tendo dificuldades em criar chances claras de gol. Aos 23min, Marcelo Mattos chutou com efeito e Rogério Ceni caiu bem para defender no canto.

Joel Santana foi obrigado a fazer sua segunda alteração por lesão aos 39min. Após choque com Casemiro, Marcelo Mattos sentiu o joelho esquerdo e deu lugar a Caio, em uma mexida ousada do treinador botafoguense.

Melhor em campo, com Maicosuel se movimentando por todo o ataque e dando trabalho à defesa são-paulina, o time da casa ainda teve outra oportunidade de marcar antes do intervalo. Aos 45min, Edno chutou forte, Ceni espalmou e depois precisou se esticar todo para tirar a bola dos pés de Loco Abreu.

O Botafogo seguiu melhor no segundo tempo e voltou acelerado, criando chances antes dos 5min de bola rolando. Primeiro, Edno bateu falto, Rodrigo Souto cortou mal e Abreu cabeceou para o meio da área, onde Fahel não conseguiu finalizar o lance. Depois, Caio recebeu com liberdade na meia-lua, mas demorou para concluir e foi travado pela zaga.

O atacante alvinegro, aliás, parecia desligado da partida. Aos 10min, ele foi lançado na área e tropeçou na hora de chutar, caindo sozinho no gramado. A torcida do Botafogo, porém, sentiu o bom momento do time e passou a incentivar ainda mais no Engenhão. Todo recuado, o São Paulo não conseguia ameaçar nem nos contra-ataques.

A primeira chegada tricolor aconteceu apenas aos 21min, quando Richarlyson escapou pela esquerda e bateu forte para o meio da área, exigindo boa intervenção de Jefferson. Na cobrança do escanteio, Xandão cabeceou para fora, sem perigo.

O gol botafoguense finalmente saiu aos 22min. Após lançamento longo, Samuel e Richarlyson se atrapalharam e deixaram a bola sobrar limpa para Caio. Frente a frente com Rogério Ceni, o atacante viu sua finalização ser defendida pelo capitão são-paulino, mas Loco Abreu apareceu bem no rebote para conferir e balançar as redes.

A desvantagem no placar pareceu acordar o São Paulo, que quase empatou aos 27min. Casemiro desceu pela direita e deu cruzamento preciso para Dagoberto, que estava livre na aera. O atacante emendou um sem-pulo, mas a bola subiu demais e saiu por cima, no que foi a melhor chance do time paulista no jogo.

Tentando pressionar, a equipe tricolor deixou espaços e sofreu o segundo gol aos 34min em um contra-ataque. Renato Cajá fez belo passe para Edno, que invadiu a área e bateu na saída de Rogério Ceni para ampliar a vantagem carioca.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2 x 0 São Paulo

Gols

Botafogo: Loco Abreu, aos 22min, e Edno, aos 34min do 2º tempo

Ponto Forte do Botafogo

Dominou o jogo, com muita movimentação dos homens de frente ao redor de Loco Abreu

Ponto Forte do São Paulo

Rogério Ceni voltou a mostrar segurança e foi o único ponto positivo do time

Ponto Fraco do Botafogo

Péssima atuação de Caio, que voltou a se mostrar inseguro no ataque

Ponto Fraco do São Paulo

Ficou encolhido no campo de defesa e não conseguiu ameaçar o rival

Personagem do jogo

Loco Abreu, que preocupou os zagueiros são-paulinos e abriu o caminho da vitória botafoguense

Esquema Tático do Botafogo

3-6-1

Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos (Caio), Fahel, Renato Cajá, Maicosuel (Lúcio Flávio) e Marcelo Cordeiro (Edno); Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do São Paulo

4-3-3

Rogério Ceni; Jean, Xandão, Samuel e Richarlyson; Rodrigo Souto, Casemiro (Ilsinho) e Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba); Marcelinho (Marlos), Fernandão e Dagoberto. Técnico: Sérgio Baresi

Cartões amarelos

São Paulo: Xandão e Samuel

Árbitro

Carlos Eugênio Simon (RS)

Local

Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra, www.terra.com.br