Campeonato Brasileiro! Corinthians bate Fluminense por 2 a 1 e empata com rival em pontos na liderança

Campeonato Brasileiro! Corinthians bate Fluminense por 2 a 1 e empata com rival em pontos na liderança

Com o resultado, o time do Parque São Jorge igualou os 41 pontos dos tricolores, mas não tomou a liderança.

Na primeira "final" do Campeonato Brasileiro, deu Corinthians. Com uma atuação inteligente, aproveitando as chances que teve, o time alvinegro derrotou o líder Fluminense nesta quarta-feira, no Engenhão, e alcançou a equipe carioca na ponta da tabela. Jucilei e Iarley marcaram os gols dos visitantes, enquanto Washington descontou para os anfitriões.

Com o resultado, o time do Parque São Jorge igualou os 41 pontos dos tricolores, mas não tomou a liderança. A equipe de Muricy Ramalho é superior no saldo de gols: 16 a 15. Porém, os paulistas têm um jogo a menos, por causa da partida adiada contra o Vasco que aconteceria em 1º de setembro, dia do centenário corintiano.

A partida começou em ritmo lento, com os dois times se estudando e evitando avançar com muitos jogadores. A primeira chance foi corintiana: aos 4min, Roberto Carlos arriscou chute de longa distância e mandou para fora, sem muito perigo para Fernando Henrique.

A resposta tricolor veio aos 8min. Após linda troca de passes entre Deco e Conca, o luso-brasileiro adiantou a bola na frente e saiu na cara de Júlio César, mas bateu desequilibrado e a bola saiu por cima da meta.

Depois da movimentação inicial, o jogo voltou a ficar cadenciado. Com Valencia e Fernando Bob saindo pouco para o ataque, o Fluminense marcava forte e dificultava as atuações de Elias e Bruno César. A equipe alvinegra fazia as melhores jogadas pelos lados, com as descidas de Alessandro e Roberto Carlos.

Aos 25min, Paulinho apareceu de surpresa na frente, passou por André Luís e bateu forte de pé direito, mas errou o alvo. Depois de um bom início, a dupla de armadores do Fluminense caiu muito de produção. Com Deco apático em campo e Conca tendo dificuldades para se desmarcar, os cariocas foram pouco a pouco cedendo terreno ao time visitante.

O Corinthians voltou a ameaçar aos 36min, quando Bruno César bateu falta e a bola desviou na barreira; na sobra, Paulo André escorou de cabeça para o meio da área, mas não havia nenhum companheiro para aproveitar. A partir daí, os paulistas passaram a trocar passes com precisão, cansando a marcação do Fluminense e mantendo a posse de bola.

O domínio corintiano no final do primeiro tempo foi recompensado aos 44min. Elias dominou na intermediária e levantou a bola na área; ao contrário da defesa paulista - que fez bem a linha de impedimento e deixou Washington em posição irregular por várias vezes - a zaga tricolor vacilou e deixou Jucilei sozinho. O camisa 8 matou no peito e bateu com categoria no canto de Fernando Henrique para abrir o placar.

Muricy Ramalho voltou do intervalo com Rodriguinho no lugar do zagueiro André Luís, dando a Washington um companheiro na frente. A primeira chegada perigosa dos donos da casa foi aos 4min, quando Júlio César arriscou de fora da área e mandou à direita da meta. Na sequência, Rodriguinho saiu frente a frente com o gol e parou em grande defesa do camisa 1 corintiano, perdendo ótima chance de empatar.

Em desvantagem, o Fluminense atacava com muitos jogadores e deixava espaço para o contragolpe do Corinthians, principalmente pelas laterais. Aos 13min, um lance polêmico: Leandro Euzébio recuou para Fernando Henrique e não viu a aproximação de Jucilei; na disputa entre os dois jogadores, o volante alvinegro caiu e ficou pedindo a falta, que seria para cartão vermelho por se tratar de uma situação clara de gol. Porém, o árbitro Carlos Eugênio Simon interpretou o lance como normal.

Os cariocas seguiram no ataque. Aos 15min, Deco conseguiu dar passe para Júlio César mesmo caído, e o lateral bateu cruzado. Porém, Washington não conseguiu alcançar e a bola ficou com o goleiro do Corinthians. Adilson Batista preparou uma substituição para reforçar o meio de campo, com Danilo no lugar de Iarley.

Porém, antes de sair, o atacante ainda teve tempo de ampliar a vantagem dos visitantes. Aos 19min, Elias deu ótimo passe por cima da defesa para Alessandro; o lateral invadiu a área e tocou para o meio, onde Iarley entrou de carrinho para mandar a bola para as redes. Foi a última participação do camisa 21 na partida.

O Fluminense não se abateu com o segundo gol dos paulistas e diminuiu pouco depois, com Washington. Aos 25min, Deco ajeitou bola de cabeça e Rodriguinho bateu cruzado; o camisa 9 apareceu com oportunismo na área e desviou para o gol vazio. Aos 32min, quase o empate: Rodriguinho arrancou pela direita e chutou com força para boa defesa de Júlio César.

Com inteligência, o Corinthians procurou diminuir a velocidade da partida nos últimos minutos, catimbando e valorizando a posse de bola. O Fluminense partiu para o tudo ou nada em busca da igualdade, mas não conseguiu balançar as redes pela segunda vez.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 2 Corinthians

Gols

Fluminense: Washington, aos 25min do 2º tempo

Corinthians: Jucilei, aos 44min do 1º tempo, e Iarley, aos 19min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Melhorou com a entrada de Rodriguinho, quando ganhou um homem a mais para preocupar os zagueiros corintianos

Ponto Forte do Corinthians

Manteve a posse de bola com qualidade e soube administrar a vantagem construída

Ponto Fraco do Fluminense

Atuação abaixo da média de Deco e Conca, principais armadores do time, que sucumbiram à marcação

Ponto Fraco do Corinthians

Defesa vacilou em alguns momentos e sofreu quando teve que lidar com jogadas de velocidade

Personagem do jogo

Jucilei, que teve boa atuação na marcação e abriu o placar com um belo gol

Lance polêmico

Leandro Euzébio pareceu ter feito falta em Jucilei em lance aos 13min do segundo tempo, impedindo o volante corintiano de sair frente a frente com Fernando Henrique

Esquema Tático do Fluminense

3-6-1

Fernando Henrique; Gum, André Luís (Rodriguinho) e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia (Marquinho), Fernando Bob, Deco, Conca e Júlio César (Carlinhos); Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Corinthians

4-4-2

Júlio César; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos (Leandro Castán); Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César (Boquita); Jorge Henrique e Iarley (Danilo). Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos

Fluminense: Valencia

Corinthians: Jucilei, William e Paulo André

Árbitro

Carlos Eugênio Simon (RS)

Local

Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Público

26.126

Fonte: Terra, www.terra.com.br