Carreiro de 87 anos conduz tocha olímpica em carro de boi em Goiás

Trindade é a oitava cidade goiana a receber a tocha olímpica.

Antônio Firmiano de Paula, carreiro de 87 anos, representa bem as tradições de Trindade. A cidade santa, famosa pela festa do Divino Pai Eterno, é a primeira parada da tocha olímpica nesta sexta-feira. O tour pelo estado de Goiás que começou na última quarta.

O carreiro herdou a tradição da cidade pelo contato com o pai, João Firmiano. O carro de boi está presente em Trindade desde a primeira edição da festa do Divino Pai Eterno, em 1843. Casado há 56 anos e pai de cinco filhos, seu Antônio não esconde a alegria. Ele diz que a escolha para ser um dos condutores “tirou o sono da família”. O condutor valoriza a cultura da região.

Trindade é a oitava cidade goiana a receber a tocha olímpica. O maior símbolo dos jogos já passou por Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis, Itaberai, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Nesta sexta, ainda passará por Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. O tour goiano será encerrado neste sábado, em Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.  Serão mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.

Carreiro conduz tocha olímpica (Crédito: Reprodução)
Carreiro conduz tocha olímpica (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Globo Esporte