Com dois gols de Barcos, Palmeiras se reabilita e derrota São Bernardo

Enfim, o Palmeiras conquistou uma vitória que deixou a torcida satisfeita na temporada 2013

Enfim, o Palmeiras conquistou uma vitória que deixou a torcida satisfeita na temporada 2013. Nesta quarta-feira, em jogo no Estádio do Pacaembu pela quarta rodada do Campeonato Paulista, o time do técnico Gilson Kleina recebeu o São Bernardo, superou os sustos iniciais e venceu por 3 a 0, graças a dois gols de Hernán Barcos e um de Valdivia. A dupla de estrangeiros foi o principal destaque do time alviverde, que se recuperou bem da derrota por 3 a 2 para o Penapolense, no último final de semana.

Graças ao resultado, os palmeirenses chegaram a sete pontos na competição (duas vitórias, um empate e uma derrota) e se mantiveram entre os oito primeiros colocados. O São Bernardo, que sofreu a terceira derrota em quatro partidas, soma apenas um ponto. Pior: o time do ABC Paulista agora é lanterna da competição, já que perde para o Oeste de Itápolis no critério de gols marcados.

Com mais disposição, mas aparentando nervosismo, o Palmeiras começou o jogo apertando o São Bernardo em sua área, permitindo que o rival saísse em poucos contra-ataques. Aos 10min, Maikon Leite ganhou da marcação pela direita, avançou em velocidade e tentou o cruzamento rasteiro dentro da área, sendo cortado pela defesa do São Bernardo. O torcida, ainda que em pequeno número no estádio, se animou.

O São Bernardo tentou responder ao 12min no chute de Kleber, após bola mal afastada pela zaga, mas Fernando Prass encaixou com segurança. Porém, diante da marcação bem posicionada do São Bernardo, o Palmeiras não conseguia chutar a gol, e permitia o crescimento rival. Após falha bisonha da defesa alviverde aos 20min, Ricardinho disparou pela direita e tocou para Fernando Baiano, que chutou - Fernando Prass defendeu, mas a arbitragem já marcava o impedimento do ex-corintiano.

Porém, com o setor defensivo desorientado, o Palmeiras passou a sofrer pressão e quase levou o primeiro gol aos 24min: após arrancada pela esquerda, Fernando Baiano controlou a bola na entrada da área e mandou no travessão de Fernando Prass. A resposta veio aos 32min, em cruzamento de Maikon Leite pela direita que Régis cortou perigosamente por cima do travessão ? na cobrança, entretanto, Maikon Leite levantou na área, Valdivia desviou e Barcos completou de barriga, enfim, para abrir o placar.

Com a vantagem no placar, enfim, o Palmeiras passou a bater para o gol e a exigir da defesa aurinegra ? como no cruzamento de Maikon Leite pela direita aos 38min, que a defesa cortou, ou no chute de Valdivia aos 40min, que o goleiro Wilson Júnior defendeu. Aos 42min, Vinícius fez bela jogada pela esquerda e centrou para Barcos, que chutou em cima do goleiro. Com 45min, sozinho, Maikon Leite chutou por cima do gol.

Mais tranquilo no placar, o Palmeiras voltou para o segundo tempo pressionando e abrindo o placar logo aos 5min, em cruzamento pela direita de Maikon Leite para Valdivia, que nem precisou subir para cabecear para as redes ? na comemoração, apontou para a torcida e sorriu, ganhando aplausos. Wesley tentou chute rasteiro aos 8min, mas a bola desviou na defesa e saiu rente à trave. Porém, coube a Barcos novamente balançar as redes: aos 10min, após jogada de Maikon Leite pela direita, a defesa não cortou o cruzamento e o camisa 9 apareceu para escorar. Na comemoração, a mão no olho e o braço levantado.

Com a segurança no placar, o Palmeiras nem parecia o time afobado do começo do primeiro tempo, tocando a bola e criando jogadas. O São Bernardo, por sua vez, tocava a bola no ataque, em busca do primeiro gol ? o que ia se tornando difícil com uma partida mais morna, na qual o Palmeiras apenas chutava de longe. Em boa chance do time visitante, aos 31min, Maurício Ramos conseguiu cortar o cruzamento pela direita e evitou um possível susto. Já aos 41min, Gil passou pelos dois zagueiros, mas chutou fraco, para defesa de Fernando Prass.

Os dois times voltam agora a campo no domingo, às 19h30 (horário de Brasília), para a disputa da quinta rodada do Campeonato Paulista. Enquanto o Palmeiras vai ao Estádio Barão de Serra Negra para enfrentar o XV de Piracicaba, o São Bernardo recebe o São Caetano no Estádio Primeiro de Maio para o dérbi do ABC Paulista.

Ficha técnica

PALMEIRAS 3 X 0 SÃO BERNARDO

Gols

PALMEIRAS: Barcos, aos 32min do primeiro tempo; Valdivia, aos 5min do segundo tempo; Barcos, aos 10min do primeiro tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique, Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Valdivia (Edsílson); Vinicius (Patrick Vieira), Maikon Leite e Barcos

Treinador: Gilson Kleina

SÃO BERNARDO: Wilson Júnior; Régis, Marcio Garcia, Samuel, Gleidson Souza; Dudu, Glaydson (Michael), Cléber, Luciano Mandi (Gil); Ricardinho (Naldinho) e Fernando Baiano

Treinador: Luciano Dias

Cartões amarelos

PALMEIRAS: Valdivia

SÃO BERNARDO: Gleidson Souza

Árbitro

Adriano de Assis Miranda (SP)

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra