Com dois de Jonas, Grêmio vence e aumenta jejum do Avaí

O jejum deixa o time catarinense na perigosa 16ª colocação da competição nacional, com 25 pontos

Com bela atuação do atacante Jonas, autor de dois gols (é o novo artilheiro do torneio), o Grêmio bateu o Avaí por 3 a 0 neste domingo, em plena Ressacada, em Florianópolis, e aumentou para nove o número de jogos do rival sem vitórias no Campeonato Brasileiro.

O jejum deixa o time catarinense na perigosa 16ª colocação da competição nacional, com 25 pontos, quatro de vantagem para o Atlético-MG, primeiro na zona do rebaixamento. Foi ainda a quarta derrota seguida da equipe de Antonio Lopes diante da torcida.

Jonas marcou duas vezes, aos 35min do primeiro tempo e aos 27min do segundo, e chegou à marca de 11 tentos no Brasileiro, ultrapassando Washington, do Fluminense, que tem dez. André Lima fez o outro gol dos visitantes, que ocupam a 11ª colocação, com 29 pontos.

Mesmo fora de casa, o Grêmio foi melhor no início, ficando mais tempo com a bola nos pés. Logo aos 4min, Souza recebeu bom passe de Douglas e bateu cruzado para fora, com perigo. Já o Avaí só deu o primeiro chute aos 12min, mas quase marcou. Patric cruzou da direita e Jéferson completou. Victor espalmou para salvar os visitantes.

O lance animou o time da casa, que adotou postura mais ofensiva e, na base da velocidade, tomou o controle do jogo. Aos 17min, Rafael Costa chutou forte após jogada individual e também parou em boa defesa do goleiro. Na sequência, Jéferson recebeu na esquerda e bateu na rede pelo lado de fora.

Se Victor fez a diferença de um lado do campo, Jonas resolveu do outro e abriu o placar com um golaço em um momento do jogo no qual o Grêmio enfrentava dificuldades. O atacante dominou na entrada da área, passou por dois adversários e chutou no canto para marcar aos 35min.

Com Eltinho no lugar de Jéferson, o time catarinense voltou para a etapa final tentando pressionar, mas era controlado pela defesa gremista. Para piorar a situação dos donos da casa, a equipe tricolor ampliou na bola parada. Douglas cobra falta da direita e André Lima desviou de cabeça para as redes aos 19min.

O segundo tento abalou o Avaí, que, sob protestos da torcida, não esboçou reação e ainda deu espaços para contra-ataques. Foi assim que o time tricolor chegou ao terceiro gol. Douglas partiu em velocidade e tocou para Jonas, que chutou. A bola ainda desviou na zaga antes de passar por Renan. Os catarinenses passaram a maior parte dos últimos minutos no ataque, mas sequer conseguiram descontar.

O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, quando recebe o Flamengo no Olímpico às 22h (de Brasília). Um dia depois, às 21h, o Avaí vai a Salvador para enfrentar o Vitória.



FICHA TÉCNICA

Avaí 0 x 3 Grêmio

Gols

Grêmio:

Jonas, aos 35min do primeiro tempo e aos 27min do segundo tempo; André Lima, aos 19min do segundo tempo

Ponto Forte do Avaí

Foi melhor em boa parte do primeiro tempo, até levar o gol, principalmente em jogadas com Patric, pelo lado direito

Ponto Forte do Grêmio

Soube aproveitar as chances e o nervosismo do rival na etapa final para matar o jogo

Ponto Fraco do Avaí

Sentiu o segundo gol e ficou exposto, permitindo o placar elástico diante da torcida

Ponto Fraco do Grêmio

Errou alguns passes no primeiro tempo, ficando um longo período sem criar chances

Personagem do jogo

Jonas, que marcou duas vezes e assumiu a artilharia do Brasileiro

Esquema Tático do Avaí

3-5-2

Renan; Gabriel, Rafael (Sávio) e Léo San; Patric, Marcinho Guerreiro, Leandro Bonfim, Caio e Jéferson (Eltinho); Rafael Costa e Laércio (Marcelinho); técnico Antonio Lopes

Esquema Tático do Grêmio

4-4-2

Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson (Ferdinando), Fábio Rochemback, Souza (Roberson) e Douglas; Jonas e André Lima (Lúcio); técnico Renato Gaúcho

Cartões Amarelos

Avaí: Rafael, Patric e Leandro Bonfim

Grêmio: Adílson e Fábio Rochemback

Árbitro

Wilson Pereira Sampaio (DF)

Local

Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Fonte: Terra, www.terra.com.br