Com dois gols de Neymar, Brasil bate Croácia em estreia tensa na Arena Corinthians

Nesta sexta-feira, México e Camarões fecham a primeira rodada do Grupo A com confronto na Arena das Dunas, em Natal (RN), às 13h (de Brasília).

Neymar comemora seu segundo gol na partida, na virada do Brasil sobre a Croácia | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com muita tens?o, pol?mica e dois gols de Neymar, o Brasil venceu sua primeira partida na caminhada pelo hexacampeonato mundial com vit?ria sobre a Cro?cia por 3 a 1.

Na noite desta quinta-feira, na Arena Corinthians, em Itaquera, o time levou sufoco, saiu atr?s no marcador e s? triunfou ap?s desempenho decisivo de seu camisa 10: ele empatou a partida no fim da primeira etapa e converteu p?nalti discut?vel na etapa final. Em S?o Paulo, o time de Luiz Felipe Scolari sofreu com a retranca croata e com os contra-ataques, principalmente nas costas do inseguro Daniel Alves. Al?m de Neymar, Oscar fez a diferen?a com grande atua??o com direito a gol de bico no final.

J? Fred, que teve partida apagada, se destacou a cavar o p?nalti que irritou os jogadores advers?rios. Nesta sexta-feira, M?xico e Camar?es fecham a primeira rodada do Grupo A com confronto na Arena das Dunas, em Natal (RN), ?s 13h (de Bras?lia). Os mexicanos s?o o pr?ximo advers?rio brasileiro na Copa: os times se enfrentam no Castel?o, em Fortaleza (CE), ?s 16h de ter?a-feira.

No mesmo dia, mas ?s 19h, os croatas encaram os camaroneses na Arena Amaz?nia, em Manaus (AM). No ?ltimo amistoso antes da Copa, a Sele??o Brasileira irritou o p?blico paulista ao se ver presa na retranca da S?rvia, em partida que terminaria com vit?ria por 1 a 0 e muitas vaias. Os croatas usaram a mesma estrat?gia: se fecharam na defesa e usaram o contra-ataque com rapidez. Mas a torcida n?o cedeu: apoiou e acompanhou com apreens?o duas investidas rivais.

Aos 6min, por exemplo, Perisic avan?ou pela direita e cruzou na segunda trave para Olic, que ganhou de Daniel Alves para cabecear rente ? trave de J?lio C?sar. Aos 10min, o contra-ataque deu resultado: Olic acelerou pela esquerda e cruzou rasteiro; a bola passou por David Luiz, Jelavic desviou e fez com que a bola tocasse no p? de Marcelo, que se ajeitava para afastar o perigo. Fora do alcance de J?lio C?sar, ela morreu no gol. Gol contra. A Sele??o demonstrou alguma instabilidade, mas com ajuda de Oscar conseguiu importantes chances no setor ofensivo. Aos 21min, Neymar recebeu pela direita, driblou a marca??o na linha de fundo e cruzou rasteiro, mas ningu?m completou. Na sobra, Oscar arriscou de primeira e obrigou o goleiro Pletikosa a fazer grande defesa. A insist?ncia do meia do Chelsea, que passou a semana pressionado pelo reserva Willian, levou ao gol de empate. Aos 28min, Oscar recebeu no meio e n?o desistiu contra a marca??o croata: perdeu a bola, recuperou-a, foi derrubado, mas mesmo assim conseguiu o passe para Neymar.

O camisa 10 carregou a bola na intermedi?ria e bateu rasteiro, de perna esquerda. O chute cruzado passou entre os zagueiros europeus e, fora do alcance de Pletikosa, tocou no p? da trave antes de morrer nas redes. No segundo tempo, os croatas tentaram retomar o cen?rio inicial do jogo e tiveram algum sucesso: n?o se retrancaram, mas por outro lado fizeram com que a Sele??o parasse de criar apertando a marca??o sobre Oscar e Paulinho e fazendo s?rie de faltas.

O volante do Tottenham deixou o gramado aos 17min para dar lugar a Hernanes. Olic, que havia alardeado ?buracos? na defesa brasileira, se manteve perigosamente aberto na direita, nas costas do inseguro Daniel Alves. Fred, homem-gol que passou o jogo inteiro apagado, apareceu de forma decisiva aos 25min. Dentro da ?rea, ele recebeu passe de costas para o gol e se apoiando na marca??o de Lovren. O camisa 9 ? tocado no ombro e se deixa escorregar, abrindo os bra?os o suficiente para convencer o ?rbitro japon?s Yuchi Nishimura, o mesmo que em 2010 expulsou Felipe Melo na elimina??o contra a Holanda, nas quartas de final.

Com determina??o semelhante, ele deu o p?nalti. Neymar ignorou a provoca??o do goleiro advers?rio, mas assustou os torcedores na cobran?a: a bola foi forte no canto direito de Pletikosa, que chegou a desviar, mas n?o evitou o gol da virada. A Sele??o Brasileira quase fez o terceiro aos 30min, em grande jogada de Oscar pela direita e cruzamento na ?rea ? David Luiz cabeceou para fora, mas se n?o tivesse esticado tanto no lance, teria deixado Neymar em grandes condi?es de completar para dentro do gol. Os minutos finais foram de boa jogadas ofensivas na frente, embora sem objetividade alguma, e alguns sustos na defesa.

O maior deles ocorreu aos 37min, quando a bola foi cruzada na ?rea, e J?lio C?sar dividiu com Olic pelo alto. O ?rbitro marcou falta imediatamente, mas os croatas seguiram com bate-rebate que culminou no gol, obviamente anulado. Foi com dificuldade que a vit?ria na estreia da Copa do Mundo foi confirmada. No momento em que a press?o come?ava a se tornar insuport?vel ? com chutes de longa dist?ncia e jogadas de bate-rebate -, Oscar mais uma vez brilhou. O jogador puxou contra-ataque aos 45min, carregou a marca??o croata, invadiu a ?rea e, de bico, mandou no canto direito de Pletikosa para decretar a vit?ria por 3 a 1.












Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES