2012: Técnico do Tricolor, Leão consegue iniciar temporada 100%

Fazia tempo que o São Paulo não conseguia iniciar uma temporada com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos


Com Leão, Tricolor engata série de vitórias que não vinha desde 2005

Fazia tempo que o São Paulo não conseguia iniciar uma temporada com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos. A vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, sábado, no Morumbi, permitiu que o técnico Emerson Leão comemorasse o pequeno feito, alcançado pela última vez com... Emerson Leão. Em 2005, ano em que o Tricolor comemorou a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes, o início foi parecido com o atual. Além do Azulão, o time já venceu Botafogo e Oeste.

Só Leão e o goleiro Rogério Ceni estiveram no começo do Paulistão daquela temporada e pertencem ao elenco de 2012. Mas, com uma lesão no ombro, o capitão do São Paulo não jogou neste ano e deve desfalcar a equipe por seis meses. Naquela ocasião, o Tricolor venceu Ituano, América e Inter de Limeira. O torneio era de pontos corridos, e o time conquistou o título.

Neste ano, os números não refletem o sentimento de Leão em relação ao time. Ainda insatisfeito com o desempenho geral em campo, o técnico brincou ao falar sobre o aproveitamento depois da vitória sobre o São Caetano.

? Quero sempre esse começo ruim para mim (risos), fazia tempo que o São Paulo não se acostumava a vencer no Morumbi. Alguém disse que poderia ser uma vitória enganosa, mas não foi enganosa porque estou apontando todos os erros. É uma vitória cooperativa.

A defesa ainda é alvo de preocupação, e a lesão de Luis Fabiano deixou o time sem referência no ataque. Por isso, Leão prefere não se iludir com a invencibilidade. A dificuldade encontrada nos jogos iniciais do Paulista é tratada com otimismo pelo técnico.

? Quem tem 100% de aproveitamento não tem ilusão, mas sim uma realidade. Mas estamos tendo dificuldades e vamos sempre esperar isso. Temos de saber burlar com nossa capacidade.

Contra o Guarani, na próxima quarta-feira, no Morumbi, o técnico espera ampliar a série invicta e manter os passos de 2005 ? naquele ano, foram quatro vitórias nos quatro jogos iniciais.

Confira abaixo os três primeiros jogos do Tricolor, ano a ano

2005

São Paulo 2 x 1 Ituano

São Paulo 4 x 3 América-SP

São Paulo 2 x 0 Inter de Limeira

2006

São Paulo 0 x 1 Santo André

São Paulo 2 x 1 São Caetano

São Paulo 0 x 1 Juventus

2007

São Paulo 3 x 1 Sertãozinho

São Paulo 1 x 0 Ituano

São Paulo 2 x 2 Paulista

2008

São Paulo 2 x 1 Guaratinguetá

São Paulo 1 x 0 Rio Preto

São Paulo 1 x 1 Ituano

2009

São Paulo 1 x 1 Ituano

São Paulo 2 x 0 Portuguesa

São Paulo 2 x 0 Guarani

2010

São Paulo 1 x 3 Portuguesa

São Paulo 1 x 1 Mirassol

São Paulo 3 x 0 Rio Claro

2011

São Paulo 2 x 0 Mogi Mirim

São Paulo 3 x 0 São Bernardo

São Paulo 0 x 1 Ponte Preta

Fonte: GloboEsporte.com