Com Ronaldinho expulso, Fla bate Ceará e encosta nos líderes

Com o resultado, o time carioca chega a 51 pontos, a mesma pontuação dos líderes Corinthians e Vasco,

O Flamengo visitou o Ceará no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, neste sábado, venceu por 1 a 0 e completou sua sétima partida sem perder no Campeonato Brasileiro (ao todo foram quatro vitórias e três empates). O confronto, válido pela 30ª rodada do Nacional, foi marcado pela primeira expulsão de Ronaldinho, que retornava à equipe carioca depois de defender a Seleção Brasileira. Aos 5min da etapa final, o camisa 10 se desentendeu com Heleno e ambos receberam o cartão vermelho de maneira rigorosa.

Com o resultado, o time carioca chega a 51 pontos, a mesma pontuação dos líderes Corinthians e Vasco, mas fica na terceira colocação devido aos critérios de desempate. Já o Ceará, que chegou à sua quarta partida sem triunfo (dois empates e duas derrotas), estaciona nos 32 pontos e fica na 15ª posição, podendo terminar a rodada na zona de rebaixamento do Brasileiro.

O duelo deste sábado também marcou uma arbitragem polêmica, que além de expulsar Heleno e Ronladinho, também não marcou um pênalti após Alex Silva tocar a bola com a mão dentro da área durante o segundo tempo. Além disso, o triunfo de 1 a 0 representou a vingança dos flamenguistas que foram eliminados pela equipe cearense nas quartas de final da Copa do Brasil deste ano.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará visitará o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 16h (de Brasília) de domingo. No mesmo dia, o Flamengo receberá o Santos no Engenhão, às 18h.

O jogo

Embalado após a vitória no clássico contra o Fluminense, o Flamengo dominou a primeira etapa inteira. Trabalhando a bola no campo de ataque, o time rubro-negro criou boas chances de abrir o marcador. Aos 10min, Thiago Neves desviou cruzamento de cabeça e mandou a bola no travessão.

Com mais posse de bola e vendo o Ceará errar muitos passes, a equipe carioca seguia dominando o confronto. Aos 26min, Thiago Neves fez grande passe, Daniel Marques falhou no corte e Deivid concluiu para grande defesa de Fernando Henrique. Dez minutos depois, Alex Silva foi acionado na área. Livre, o zagueiro errou o cabeceio e mandou por cima do gol, perdendo chance incrível.

Aos 40min, enfim, saiu o gol do Flamengo. Thiago Neves recebeu passe na direita, cruzou na segunda trave e Deivid completou de cabeça para as redes, anotando o único gol da primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo as duas equipes se mostraram mais nervosas, cometendo muitas faltas. Aos 5min, Ronaldinho e Heleno se desentenderam e, de forma rigorosa, o árbitro mostrou o cartão vermelho aos dois jogadores. Mais tarde, o juiz ainda deixou de assinalar um penalidade máxima a favor dos mandantes, após Alex Silva bloquear com o braço um passe na área.

A equipe carioca sentiu a ausência de seu camisa 10 e viu o time da casa melhorar. Aos 12min, Roger girou bem na área, chutou e Felipe caiu no canto esquerdo para fazer a defesa.

Com o tempo, o duelo passou a ficar equilibrado e com as duas equipes alternando investidas no campo de ataque. Aos 18min, Thaigo Neves cobrou falta da intermediária no canto direito e Fernando Henrique espalmou para escanteio.

Conforme o duelo se aproximava do fim, a equipe visitante procurava segurar a bola e administrar a vantagem. Assim, as chances de gol do time carioca se tornaram raras. Já os cearenses assustaram o adversário durante a parte final do confronto.

Nesse cenário, o Ceará quase empatou aos 33min, quando Washington apareceu entre dois zagueiros e cabeceou rente à trave esquerda da meta adversária. No entanto, o placar de 1 a 0 se manteve até o fim do jogo.

Nos acréscimo da partida, Osvaldo invadiu a área, caiu em disputa com defensor adversário, o árbitro marcou simulação e mostrou o cartão amarelo ao jogador do Ceará. Na sequência, o atacante apladiu ironicamente o juiz, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.

Ficha técnica

CEARÁ 0 X 1 FLAMENGO

Gols

FLAMENGO:

Deivid, aos 40min do 1º tempo

CEARÁ: Fernando Henrique; Boiadeiro (Enrico), Fabrício, Daniel Marques e Vicente; Michel, Heleno, João Marcos e Leandro Chaves (Felipe Azevedo); Roger (Washington) e Osvaldo

Treinador: Estevam Soares

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Alex Silva, Wellinton e Junior Cesar; Aírton, Bottinelli (Maldonado), Renato e Thiago Neves (Negueba); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício)

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos

CEARÁ: Leandro Chaves e Osvaldo

FLAMENGO: Alex Silva, Junior Cesar e Thiago Neves

Cartões vermelhos

CEARÁ: Heleno e Osvaldo

FLAMENGO: Ronaldinho

Árbitro

André Luiz de Freitas Castro (GO)

Local

Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)


Com Ronaldinho expulso, Fla bate Ceará e encosta nos líderes

Fonte: Terra