Comitê da Fifa suspende Blatter, Platini e Valcke por 90 dias

Ex-secretário-geral já estava afastado de cargo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Ética da Fifa confirmou a suspensão provisória do presidente Joseph Blatter por 90 dias. O presidente da Uefa e principal nome para suceder o suíço, Michel Platini, e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke receberam a mesma sanção.

Segundo o chefe da câmara de decisão do Comitê, Hans Joachim Eckert, o prazo das suspensões pode ser prorrogado por, no máximo, mais 45 dias. Durante todo o período da punição, que tem início imediato, Blatter, Platini e Valcke estão banidos de qualquer atividade ligada ao futebol.

O Comitê de Ética também anunciou que baniu o ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon por seis anos. O sul-coreano, que já havia anunciado sua candidatura para a sucessão de Blatter, também foi multado em 100 mil francos suíços (equivalente a quase R$ 400 mil).

Com a suspensão de Blatter, o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, assume o comando da Fifa. Ele já concorreu à presidência da entidade, em 2002, mas foi derrotado pelo suíço, de quem virou aliado nos anos seguintes.

Blatter é investigado pela Justiça da Suíça por crimes financeiros, incluindo um pagamento ilegal a Platini. As denúncias fizeram patrocinadores da Fifa, como McDonald's e Coca-Cola, pressionarem por sua renúncia imediata, algo que ele negou na última quarta, garantindo que só sairia após as eleições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES