Comitê da Fifa suspende Blatter, Platini e Valcke por 90 dias

Ex-secretário-geral já estava afastado de cargo

O Comitê de Ética da Fifa confirmou a suspensão provisória do presidente Joseph Blatter por 90 dias. O presidente da Uefa e principal nome para suceder o suíço, Michel Platini, e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke receberam a mesma sanção.

Image title

Segundo o chefe da câmara de decisão do Comitê, Hans Joachim Eckert, o prazo das suspensões pode ser prorrogado por, no máximo, mais 45 dias. Durante todo o período da punição, que tem início imediato, Blatter, Platini e Valcke estão banidos de qualquer atividade ligada ao futebol.

O Comitê de Ética também anunciou que baniu o ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon por seis anos. O sul-coreano, que já havia anunciado sua candidatura para a sucessão de Blatter, também foi multado em 100 mil francos suíços (equivalente a quase R$ 400 mil).

Com a suspensão de Blatter, o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, assume o comando da Fifa. Ele já concorreu à presidência da entidade, em 2002, mas foi derrotado pelo suíço, de quem virou aliado nos anos seguintes.

Blatter é investigado pela Justiça da Suíça por crimes financeiros, incluindo um pagamento ilegal a Platini. As denúncias fizeram patrocinadores da Fifa, como McDonald's e Coca-Cola, pressionarem por sua renúncia imediata, algo que ele negou na última quarta, garantindo que só sairia após as eleições.


Fonte: Com informações do MSN