Confira a situação dos candidatos de Felipão para disputar a Copa

Confira a situação dos candidatos de Felipão para disputar a Copa

A última convocação será em fevereiro, para o amistoso do dia 5 de março contra a África do Sul.

Felipão só tem mais uma chance de testar jogadores antes de convocar os 23 eleitos para disputar a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A última convocação será em fevereiro, para o amistoso do dia 5 de março contra a África do Sul. Quem não entrar na lista até esse dia dificilmente entrará mais tarde.

Hoje há 17 dos 23 convocados para a Copa praticamente certos. E disputas em quatro posições. O técnico da seleção brasileira não tem certeza de quem será o terceiro goleiro, abaixo de Júlio César e Jefferson. A disputa inclui Diego Cavalieri, do Fluminense, e Victor, do Atlético-MG.

Felipão também tem dúvida sobre qual zagueiro deve ocupar a quarta vaga entre os inscritos. Thiago Silva, David Luiz e Dante estarão na Copa. Marquinhos, do Paris Saint-Germain, Dedé, do Cruzeiro, Réver, do Atlético-MG, e Henrique, do Palmeiras, disputam o lugar.

A última dúvida é no ataque. É o caso mais complexo. O treinador definiu Fred como o centroavante titular, mas não confia totalmente em Jô, seu reserva.

Autor de cinco gols em nove jogos desde que Felipão reassumiu a seleção, há um ano, Jô tem jogado mal no Atlético-MG durante o Brasileiro. Também não convence quando é escalado pela equipe nacional.

O técnico queria testar Diego Costa, do Atlético de Madri. O atacante sergipano preferiu jogar pela Espanha. Por isso, resolveu testar Robinho, do Milan. Ele não é centroavante, mas ocupou a função nos dois últimos amistosos --contra Honduras e Chile--, marcou um gol e participou de outros dois. Ganhou a confiança do treinador.

Mas ter Robinho como reserva de Fred e não convocar outro centroavante é um risco. Fred tem um enorme histórico de lesões. Se em cima da hora não puder jogar a Copa, será preciso mudar o sistema de jogo. É arriscado.

Convocar Robinho e não levar outro centroavante para Copa será uma situação avaliada até o fim, o que coloca sob risco um dos jogadores que atuam na posição de segundo volante --Paulinho, Ramires e Hernanes.

Dos três, Paulinho é indispensável, e Ramires foi perdoado depois de não atender a uma convocação. Hernanes é o mais ameaçado.

ÚLTIMA ESPERANÇA

Na quinta, a Folha divulgou que Felipão incluiu Kaká e Ronaldinho Gaúcho numa lista prévia de 45 jogadores enviada à Fifa. Suas chances são quase nulas.

Há doze anos, quando também era técnico da seleção brasileira, às vésperas da Copa de 2002, Felipão incluiu jogadores de última hora, como o próprio Kaká e Kleberson. Isso pode se repetir.

Mas a chance de alguma surpresa na lista final é a lesão de um dos 28 mais prováveis convocados.

Confira abaixo a situação de cada um dos candidatos de Felipão a disputar a Copa do Mundo de 2014.


Confira a situação dos candidatos de Felipão para disputar a Copa

Fonte: Folha de São Paulo