Corinthians pode ser 1° campeão invicto em 37 anos

O último time a ser campeão paulista sem derrotas foi o Palmeiras

Caso não perca a final contra o Santos, o Corinthians será campeão paulista invicto, fato que não acontece desde 1972. Como venceu a primeira partida por 3 a 1 e tem a vantagem do empate, o time de Mano Menezes pode vencer o título mesmo perdendo por dois gols de diferença.

O último time a ser campeão paulista sem derrotas foi o Palmeiras, que venceu o Estadual de 1972 na última rodada, ao empatar sem gols com o São Paulo. O time do Morumbi também não havia perdido no torneio, mas ficou com menos pontos.

Ser campeão invicto não é uma novidade para o Corinthians, mas é algo que não acontece há muito tempo. A última vez que isso ocorreu foi há 71 anos. O time do Parque São Jorge venceu o Campeonato Paulista sem derrotas quatro vezes, em 1914, 1916, 1929 e 1938.

O primeiro título invicto, que foi também o primeiro troféu da história do clube, saiu na segunda participação corintiana em estaduais. A equipe não apenas deixou de perder suas partidas: venceu todos os dez jogos que disputou, e de quebra teve o artilheiro do campeonato, Neco, com 12 gols.

O Corinthians repetiu a dose dois anos depois e, em 1929, foi campeão mais uma vez com uma campanha impecável: sete vitórias e nenhum resultado desfavorável. Curiosamente, o último título invicto, o de 1938, saiu em um empate na última rodada com o São Paulo, da mesma forma com que o Palmeiras conquistou o título de 1972.

O Corinthians será também o maior campeão invicto da história do estadual, caso confirme um título em 2009 sem derrotas. Atualmente, o time está empatado com o rival Palmeiras, que também tem quatro troféus conquistados de forma impecável (1926, 1932, 1936 e 1972). O São Paulo tem somente um título invicto, o de 1946, enquanto o Santos jamais venceu o Campeonato Paulista dessa forma.

Fonte: Terra, www.terra.com.br