Coritiba e Atlético-PR anunciam que estão fora da Primeira Liga

Desacordo sobre a divisão de cotas causou a saída dos paranaenses

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coritiba e Atlético-PR anunciaram, nesta terça-feira (22), que estão fora da Primeira Liga. A equipe alviverde divulgou a decisão nas redes sociais e, através de seu presidente, informou que a saída da entidade se deu por desacordo sobre a divisão de cotas no grupo que compõe a organização da competição.

"Nós resolvemos sair porque, quando o Coritiba tratou do retorno da Sul-Minas, primeiramente era para ser um torneio democrático e para formar um bloco de clubes com o objetivo de fazer frente nas discussões com a CBF, Rede Globo, etc. Com o início da Primeira Liga, Flamengo e Fluminense entraram como convidados e agora a divisão de parcelas está sendo diferente. O Coritiba está chateado com o tratamento que eles têm dado a respeito da união dos clubes", explicou o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar.

Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, também confirmou que a equipe fora da entidade e listou uma série de motivos que não foram atendidos.

"O Atlético-PR deixou consignado em ata em função da mudança de todos os princípios e as razões por que ela foi criada, a deturpação principalmente daqueles que têm interesse em seus Estaduais, então nós saímos", disse.

"Nossos problemas são todos os princípios... Substituição dos estaduais, não queremos aumentar o número de jogos, queremos diminuir. Queremos um produto mais rentável, autonomia de STJD, autonomia de arbitragem, queremos a união dos clubes... Queremos uma série de objetivos e nada foi respeitado, principalmente pela condição da presidência e alguns clubes diretamente interessados, principalmente os cariocas, que tiraram vantagem para virem à Primeira Liga e melhorarem suas posições no seu Estado", completou.

O abandono dos times paranaenses era esperado desde o fim de outubro, justamente por discordância sobre o modelo distributivo de receitas. 

Na próxima temporada, a Copa da Segunda Liga deverá ter, caso seja confirmada, a sua segunda edição. Em 2016, o Fluminense foi campeão com vitória na final sobre o Atlético-PR - o Coritiba, por sua vez, foi eliminado na fase de grupos.

A CBF não incluiu o torneio no calendário oficial de competições de 2017, publicado na semana passada. Em comunicado, além de informar a saída dos clubes de Curitiba, a Primeira Liga avisa que em breve definirá detalhes da disputa. 

"A Primeira Liga comunica que em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (22), na grande Belo Horizonte, os clubes filiados Coritiba e Atlético Paranaense anunciaram o seu desligamento da entidade devido a discordâncias internas. Nestas condições, a partir do dia de hoje, os citados clubes deixam de fazer parte da Primeira Liga. A Primeira Liga divulgará nos próximos dias as equipes que disputarão a competição em 2017 bem como as respectivas datas dos jogos".

Por motivação diferente da dos times paranaenses, o Atlético-MG também não deverá participar do torneio. Na última sexta-feira (19), o presidente do clube, Daniel Nepomuceno, disse estar enfrentando falta de datas para encaixar a disputa no calendário do time. "Com o novo calendário, é impossível", explicou o mandatário, que elogiou a revisão feita pela CBF sobre as datas para as competições. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES